Unidades educacionais vão passar por reformas e ampliações

51

Uma das escolas municipais mais antigas de Toledo vai passar por obras de reforma e ampliação. A Tancredo Neves, na Vila Boa Esperança, receberá intervenções em sua estrutura, com melhorias no telhado, rede hidráulica e elétrica, pintura, além de um projeto para ampliação do prédio atual. O  intuito é desenvolver novos projetos pedagógicos na escola, com a possibilidade do ensino integral ser implantado gradativamente. 

Para tanto, as equipes de engenharia e administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), acompanhada do prefeito Beto Lunitti e os vereadores Jozimar Polasso e Oseias Soares, participaram de uma visita ao local nesta terça-feira (20). De acordo com Lunitti, os investimentos em educação são necessários para a melhoria na qualidade de vida dos futuros cidadãos. “Essa escola tem uma história, bem como a Vila Boa Esperança. Queremos melhorias que demonstrem a importância desta unidade educacional para o nosso município”, frisou.

Além das melhorias urgentes que precisam ser realizadas, como a reforma da quadra poliesportiva, do parque infantil e do telhado, a construção de uma nova ala foi colocada em discussão. “Sabemos que existe uma necessidade técnica, porém os professores e equipe diretiva vão opinar no que é necessário”, disse Beto. O gestor municipal ainda acrescentou que as estruturas de educação precisam ‘conversar’ com a comunidade. “As pessoas precisam se encantar com os espaços públicos”. 

A gestão, segundo Beto, trabalha com o foco em promover o protagonismo dos estudantes. “Temos que proporcionar unidades educacionais que sejam agradáveis para professores e alunos, além de toda a comunidade escolar. Nossa meta é edificar algo que vai além de um prédio. Nossas crianças precisam chegar aqui e ter o desejo de permanecer no ambiente escolar e entender o quanto a educação é importante para sua qualidade de vida no futuro”. 

Para a secretária da Smed, Elisângela Batista, a atual gestão pretende investir em melhorias nos diversos prédios que atendem a educação. “Isso vai ocorrer e vamos promover projetos modernos, com tecnologias transformadoras. Queremos que nossos alunos tenham acesso às tecnologias atuais, que os professores sejam capacitados a lidar com o que temos de mais moderno”, frisou.

Após a visita na Tancredo Neves, a comitiva se deslocou para o Centro Municipal de Educação Infantil Crescer e Aprender, no Jardim América. Lá também foram observadas necessidades de intervenção para melhorar o ambiente para as crianças atendidas. “Este CMEI está na região há quase três décadas e precisa ser modernizado. É uma referência para o bairro e merece uma atenção neste momento”, pontuou Elisângela.

Da Prefeitura de Toledo-PR