Unioeste de Toledo firma convênio com Prefeitura de Medianeira

8

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, firmou um convênio com a Prefeitura de Medianeira nesta semana. A parceria tem como objetivo estabelecer um plano para o setor ambiental do município.

Pesquisador da Unioeste e coordenador do Grupo de Pesquisas em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Inovador (GP-INOVA), professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, durante a sua fala, disse que o município de Medianeira tem cerca de 46 mil habitantes e produz aproximadamente 25 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos (RSU).

Desse total, cerca de 69% são orgânicos, 23% são recicláveis e os 8% restantes são rejeitos. Segundo Morejon, todos os componentes presentes nos RSU podem ser utilizados como matéria-prima para produção, não convencional, de produtos com elevado valor agregado e a Unioeste possui o conhecimento e as tecnologias para viabilizar os processos de industrialização dos RSU.

Morejon afirma que, entre outros projetos, a concretização de um modelo de gestão de resíduos com base na industrialização é um dos principais desafios da parceria com o Município de Medianeira.

Para o pesquisador da Unioeste e do Núcleo de Desenvolvimento Regional, professor Jandir Ferreira de Lima, os desafios para o desenvolvimento econômico de municípios, estados e países passam pela questão ambiental. Lima chamou a atenção para a preocupação mundial para o ESG (Enviromental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português) e como as empresas e o poder público têm sido monitorados para boas práticas a respeito do meio-ambiente, da sociedade e administrativas.

O prefeito de Medianeira (e egresso do curso de Administração da Unioeste), Antônio França, ressaltou o apoio da Unioeste aos municípios e à iniciativa privada. “É importante esse apoio que a Universidade dá aos municípios e à iniciativa privada, pois é [na Universidade] onde se desenvolvem as melhores pesquisas, e colocá-las em prática gera resultados importantes”, destacou França.

TOLEDO