Unioeste é a mais nova parceira da Huawei ICT Academy no Paraná

0 73

Acordo intermediado pela FiberX permite que professores e estudantes recebam treinamentos gratuitos

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é a mais nova instituição de ensino superior do Brasil credenciada para receber cursos extras e gratuitos da Huawei ICT Academy.

A parceria permite que professores e alunos da instituição – ligados a cursos de tecnologia da informação e comunicação – recebam treinamentos patrocinados pela multinacional chinesa, conhecida no Brasil por ser a provedora de produtos e serviços na área de tecnologia da informação e da comunicação (TIC).

“Essa parceria é muito importante para os nossos acadêmicos e professores porque a Huawei é uma das principais empresas de tecnologia do mundo. Para os nossos alunos, ter acesso a treinamentos com equipamentos e tecnologias que temos de melhor no mundo é essencial para a formação profissional”, explica o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber. A instituição é formada por 5 campi localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da Reitoria e do Hospital Universitário, também localizados na cidade de Cascavel.

O acordo foi possível graças ao trabalho da FiberX – empresa que atua na região Sul desde 2008 – que também responde pelo processo de aproximação entre entidades de ensino e empresas do ramo de tecnologia e provedores.

“A filosofia de trabalho da FiberX é conectar projetos com ideias inovadoras com a academia, formando um espaço ideal para tirar planos do papel envolvendo a inovação, criação de redes de trabalho e troca de experiências”, argumenta Luiz Puppin, head do Centro de Treinamentos da FiberX, cuja sede administrativa fica em Itapema (SC).

Benefícios

Com a certificação da Huawei, os futuros profissionais do ramo de TI que saírem Unioeste poderão ter um diferencial no currículo e ampliar sua competitividade para trabalhar com tecnologias de ponta, como as redes 5G – na qual a Huawei desponta como líder – Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e computação em nuvem.

“Os cursos extras oferecidos pela Huawei ICT Academy têm potencial para elevar o nível de contratação dos estudantes recém-formados, beneficiando as universidades e as empresas empregadoras, que podem reduzir os custos de treinamento de suas equipes”, explica Luiz Puppin.

“Nós conseguimos, nesta parceria, trazer benefícios para os nossos alunos e para a Huawei também. Fazer os alunos conhecerem todos esses produtos da empresa permite com que eles possam escolher entre os recursos já disponibilizados. Então é uma parceria benéfica para ambas as partes e muito importante para Unioeste, uma universidade pública, que está sempre em busca para os alunos e professores do que há de mais moderno no mundo”, complementa o reitor Alexandre Almeida Webber.

O que é o projeto

O ICT Huawei Academy é um programa de parceria sem fins lucrativos que autoriza instituições de ensino globais a oferecer aos estudantes cursos de certificação da Huawei reconhecidos pela indústria.

Este programa funciona como uma ponte entre empresas e academia para construir um ecossistema de talentos para o setor de TIC. No Brasil, a FiberX www.fiberx.com.br é uma das empresas responsáveis por intermediar esses convênios.

Entre os mais recentes acordos do ICT Huawei Academy do Brasil, destaque para as parcerias com a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no campus de São Luís, e com o Instituto Federal de Sergipe.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei iniciou suas atividades em Shenzhen, China, na região que concentra a primeira zona econômica especial do gigante asiático. É a quinta maior investidora do mundo em Pesquisa e Desenvolvimento, de acordo com dados da União Europeia.

Nos últimos dez anos, foram empregados em P&D US$ 86 bilhões. Desde 1998, a multinacional chinesa está presente na América Latina. O faturamento global da empresa em 2019 chegou a US$ 122 bilhões.

Sobre a FiberX

A FiberX atua em todo Brasil desde 2008. A companhia fornece produtos, soluções e suporte técnico para que as pessoas e empresas fiquem mais conectadas à tecnologia, ampliem seus negócios com rapidez, segurança, criem novas conexões e possibilidades.

A FiberX comercializa produtos de tecnologia tais como Access Points, Firewalls, ONUs, OLTs, Passivos, Roteadores de Serviço e Wireless, Sistema Retificador, Switches e Transmissão. Entre as soluções oferecidas estão os serviços de Cloud, DWDM, Escritório Inteligente, IdeaHub e Governo.

Mem Comunicação

Deixe um comentário