UTFPR abre inscrições para o mestrado Processos Químicos e Biotecnológicos

O mestrado Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) da ​Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Toledo, está com inscrições abertas para a turma 2020. Devido à pandemia, o processo de seleção será totalmente online.

O professor responsável pela seleção, Ricardo Fiori Zara, comenta que são admitidos alunos portadores de diploma dos cursos de graduação em Engenharia Química, Tecnologia em Processos Químicos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Farmácia, Agronomia e áreas afins.

As inscrições iniciaram no dia 22 de dezembro e encerram na data de 3 de fevereiro de 2021. Elas são realizadas, unicamente, pelo sítio eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb; não serão aceitas inscrições faltando documentos. Ao todo, são 18 vagas para alunos regulares e dez para especiais. As vagas para alunos regulares serão distribuídas conforme a linha de pesquisa: nove para Desenvolvimento e Aplicação de Materiais e nove para Processos Biotecnológicos, as quais serão distribuídas conforme a possibilidade de orientação pelo corpo docente do PPGQB, disponível no sítio do programa. Já a definição para aluno especial encontra-se no Regulamento do PPGQB que pode ser conferido no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgqb/documentos/normas-do-ppgpqb.

PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO – “As linhas de pesquisa são: Desenvolvimento e aplicação de materiais e Processos biotecnológicos e o processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos será realizado pelo Colegiado do Programa”, destaca Zara ao acrescentar que a seleção será realizada por meio de três etapas, de caráter classificatório, consistindo da Análise do Currículo Lattes, Projeto e Carta de Intenções.

A classificação no processo seletivo será obtida mediante cálculo da nota final do candidato (NF), atribuindo-se peso três à nota da Avaliação do Currículo Lattes (AC) e peso quatro à média da nota do Projeto Escrito (PE) e peso três a carta de intenções, conforme a equação:NF = 0,3*AC + 0,4*PE + 0,3*CI.

Em caso de empate, prevalecerá a maior nota, na seguinte ordem: Projeto Escrito (PE) e Avaliação do Currículo Lattes (AC). Se persistir o empate prevalecerá a maior nota, dos itens da Avaliação do Currículo Lattes, na seguinte ordem: 2. Produção científica e tecnológica; 1. Trabalhos completos e/ ou resumos (simples e expandidos) apresentados em eventos; 3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação e 4. Experiência profissional.

A QUALIDADE DOS ESTUDOS – “O diferencial desse mestrado é que ele abrange muitas áreas do conhecimento, está aberto aos mais diversos profissionais, sendo o único da região a oferecer na área de processos químicos e de biotecnológicos, passando da áreas desde de desenvolvimento e aplicação de novos materiais, tecnologia de fermentações, desenvolvimento compostos bioativos para aplicação na indústria alimentícia e farmacêutica”, enfatiza o professor responsável pela seleção

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do Edital