UTFPR: inscrições para o Programa em Processos Químicos e Biotecnológicos seguem até dia 20

29

Desenvolvimento e aplicação de materiais e processos biotecnológicos são as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) para a turma de 2021, nível Mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 20 de julho.

Conforme o edital, o Programa tem como objetivos formar e capacitar novos pesquisadores e docentes. “Os profissionais vão atuar no desenvolvimento de processos biotecnológicos de interesse ambiental, farmacêutico, alimentício e clínico, assim como na pesquisa de novos materiais para aplicação nas áreas de eletrônica, agroindústria, ambiental, sanitária, agrícola e engenharia civil”.

INSCRIÇÕES – Elas acontecem até às 23 horas do dia 20 de julho unicamente no site eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb. Não serão aceitas inscrições por outros meios ou faltando documentos.

De acordo com o edital, podem participar da seleção, quem possui diploma ou provável concluinte/formando no primeiro semestre de 2021 dos cursos de graduação plena em Engenharia Química, Tecnologia em Processos Químicos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Farmácia, Agronomia e áreas afins, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as demais normas na UTFPR.

O candidato deve elaborar um projeto contendo: título, introdução, objetivos, justificativa, metodologia, resultados esperados, cronograma de execução e referências bibliográficas. O projeto deverá conter no máximo dez páginas.

O edital traz a informação que não será realizado nenhum tipo de conferência nos arquivos enviados eletronicamente, sendo de responsabilidade do candidato o envio correto dos arquivos. “A UTFPR não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos dos computadores, congestionamento das linhas e comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o acesso do candidato à página de divulgação de processo”.

VAGAS – Serão oferecidas 12 vagas para alunos regulares e oito vagas para alunos especiais. As vagas para alunos regulares serão distribuídas conforme a linha de pesquisa: seis para Desenvolvimento e Aplicação de Materiais e seis para Processos Biotecnológicos, as quais serão distribuídas conforme a possibilidade de orientação pelo corpo docente do PPGQB, disponível no site do programa.

Já, a definição para aluno especial encontra-se no regulamento do PPGQB (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgqb/documentos/normas-do-ppgpqb).

SELEÇÃO – O processo de seleção ao será realizado pelo colegiado do Programa. Ele é composto por docentes vinculados à linha de pesquisa indicada pelo candidato na ficha de inscrição, respeitando-se o limite de vagas.

A seleção será realizada por meio de três etapas, de caráter classificatório e consiste na análise do currículo lattes, projeto e carta de intenções.

O resultado será divulgado até às 22 horas do dia 27 de julho, no site do PPGQB (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb/editais).

Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem decrescente de classificação de acordo com a nota final. A matrícula para os alunos regulares será no dia 2 de agosto e para os alunos especiais 13 e 14 de setembro. A previsão para início das aulas é em setembro deste ano.

Cronograma

– Divulgação das inscrições: 21/07/2021;

– Data para interpor recurso das inscrições: 22/07/2021;

– Divulgação das inscrições homologadas: 23/07/2021;

– Avaliação do currículo, projeto e carta de intenções: 23/07 a 26/07/2021;

– Divulgação do resultado: 27/07/2021;

– Data para interpor recurso: 28 e 29/07/2021;

– Data de divulgação do resultado final: 30/07/2021;

– Matrícula para os alunos regulares: de 2/08/2021;

– Matrícula para os alunos especiais: 13 e 14/09/2021.

Da Redação

TOLEDO