UTFPR realiza teste gratuito para detecção da Covid-19

86

O projeto piloto de teste molecular para detecção do SARS – CoV – 2 da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR), campus de Toledo, foi expandido para a comunidade. Nos dias 19 e 20, das 9 horas às 12 horas, a testagem irá acontecer junto ao 1º Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo – em frente ao Serviço Social da Indústria (Sesi/Senai).

O professor, Thiago Cintra Maniglia, explica que o projeto piloto interno para padronizar os protocolar e ter confiança nos exames. Ele pontua que nos primeiros exames, das 30 amostras, oito delas deram positivo para Covid-19; essas pessoas realizaram os testes em outros laboratórios que também tiveram parecer positivo, isso fez com que o projeto tivesse 100% de acerto.

“Depois disso, abrimos para a comunidade internas, fizemos 80 exames e apenas três tiveram resultados positivos; agora, muito mais baixo comparado com o projeto piloto. Fizemos a etapa em retornar com alunos que estavam voltando para as aulas presenciais”, declara o professor.

COMUNIDADE – O projeto total prevê 500 amostras. Na feira, segundo o professor, a projeção é que sejam coletadas 200 amostras, 100 em cada dia. “Isso é uma previsão, pode ser que seja menos ou mais. A tarde já fazemos a análise no fim do mesmo dia já sai o resultado final. A divulgação para a pessoa é através do WhatsApp ou e-mail, com o resultado e a emissão de um laudo”, explica Thiago ao salientar que a testagem é gratuita.

Para realizar o exame é preciso ter mais de 18 anos, preencher o termo de consentimento e não ter comido, bebido ou usado spray nasal 30 minutos antes do exame. O teste é feito com a amostra da coleta de saliva e acontece pelo sistema drive-thru.

Da Redação

TOLEDO