Vacina domingo a domingo: Idosos e trabalhadores da saúde foram atendidos

3

A chegada de vacina contra a Covid-19 na madrugada do último sábado (17), permitiu a retomada da aplicação das doses em Toledo. No mesmo dia a Secretaria de Saúde iniciou o atendimento aos idosos de 64 anos ou mais, disponibilizando 750 doses, das quais 743 foram aplicadas. Na manhã de domingo (18) foram mais 190 primeiras doses para trabalhadores da saúde, sendo 189 dispensadas. 

Nesta segunda (19) foi retomada a vacinação para idosos (64 anos ou mais) com mais 750 doses à disposição da população. “Hoje tivemos bastante fluxo, pois coincidiram segundas doses de trabalhadores da saúde e idosos de dias com grande número de vacinados. Por isso, hoje [segunda] e amanhã [terça] vamos promover um horário especial, com vacinação entre às 19h e 22h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni”, explicou a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski. 

Na terça-feira (20) será a vez dos idosos maiores de 63 anos receberem o imunizante. Serão mais 900 doses, distribuídas nos três pontos de vacinação disponibilizados para a população em Toledo. “Nossa intenção é disponibilizar a vacina o mais rápido possível, pois entendemos que é a forma eficaz de prevenção é a pessoa ser imunizada”, comentou Gabriela, salientando a necessidade de uso correto da máscara, a manutenção do distanciamento e a assepsia das mãos com água e sabão ou álcool em gel.  

A secretária ainda acrescentou que, ao contrário do que foi divulgado em um veículo de comunicação, não existe falta de segundas doses. “A segunda dose é garantida. Todos que receberam sua primeira dose possuem a data marcada para retorno na carteirinha. Não é preciso ir de madrugada nas filas, nem se preocupar com a falta do imunizante”, explicou, reforçando que quando a data da carteirinha estiver com retorno para sábado, domingo ou feriado, as pessoas devem se dirigir ao ponto de vacinação no próximo dia útil. 

Corujão da Vacinação para segundas doses

A Secretaria de Saúde anunciou também que na próxima segunda e terça-feira (19 e 20) vai realizar o ‘Corujão da Vacinação’, das 19h às 22h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. A intenção a ação é diminuir as aglomerações, por isso, o horário será dedicado à dispensação apenas de segundas doses. Serão atendidos os trabalhadores da saúde e idosos. “Teremos nestes dois dias uma grande demanda, pois coincide a segunda dose de datas em que tivemos vacinação de mais de mil pessoas com a primeira dose (D1)”, disse a secretária Gabriela Kucharski.

A responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi, acrescentou que as pessoas que precisam tomar a segunda dose devem procurar os pontos de vacinação no período da tarde preferencialmente. “Todos estão ansiosos pela vacina e quando se abrem novos grupos ou idades acaba tendo grande procura nas primeiras horas, por isso esta orientação”, frisou, lembrando que quando o aprazamento para a segunda dose cai no sábado ou domingo, a pessoa deve procurar o local de vacinação na segunda-feira posterior. 

Vacinação no feriado

A responsável pelos pontos de vacinação Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi, informou que na quarta-feira (21), Feriado de Tiradentes, acontecerá apenas a aplicação de segundas doses para idosos e trabalhadores da saúde. A vacinação será no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira), das 8h às 12h.

Pontos de vacinação 

Ginásio de Esportes Hugo Zeni – Vila Industrial

Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn – Certi Pioneira

Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dall’óglio – Certi Coopagro.

Da Prefeitura de Toledo-PR