Vacinação avança para grupos com comorbidades e profissionais da educação

5

A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança nos próximos dias para o grupo da população com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Também serão vacinados os trabalhadores da educação, conforme anúncio do governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior feito nesta terça-feira (4). Neste primeiro momento serão vacinadas pessoas entre 55 a 59 anos.

As vacinas chegaram ao Paraná na última na segunda-feira (3) e serão distribuídas durante o dia de hoje (5) para todas as 22 Regionais de Saúde. Os grupos de vacinação são preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

“A expectativa é que nesta 16ª remessa de vacinas já venha um quantitativo separado para a vacinação dos profissionais da educação também. No entanto, ainda não foi definido o total de doses para a nossa Regional”, comenta o chefe da 20ª RS Alberi Locatelli.

PROTOCOLO – Na última sexta-feira (30 de abril), a 20ª Regional de Saúde de Toledo recebeu o maior quantitativo de vacinas da Covid-19, até então. Foram 11.095 doses para a vacinação do grupo de idosos de 60 a 64 anos. Deste total, 3.680 doses foram distribuídas para Toledo. Além das vacinas, a Regional recebeu kit de medicamentos para os hospitais referência no atendimento da Covid-19.

Em Toledo, o protocolo de vacinação desta nova fase que inclui pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, além dos profissionais da educação, está em análise pela Secretaria de Saúde. “Para esta etapa também usaremos doses remanescentes, se houver”, cita a secretária da Saúde Gabriela Kucharski.

IMUNIZAÇÃO – A vacinação da população com mais de 60 anos continua nesta quarta-feira (5) nos três pontos na sede: Certi Pioneiro e Coopagro e Ginásio de Esportes Hugo Zeni (8h30 às 12h) além de localidades no interior do município como Dois Irmãos (8h às 8h45), Vila Ipiranga (9h às 9h45), Novo Sobradinho (10h às 11h), Vila Nova (13h30 às 14h30) e Novo Sarandi (15h às 17h).

A dispensação da segunda dose para os profissionais da saúde também continua somente na sede nos três pontos de vacinação (12 às 16h). Ela deve ser feita conforme a data de aprazamento na carteirinha de vacinação. O Município contabiliza até a última segunda-feira (3), 22.971 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 e 13.310 pessoas que já receberam a segunda dose da vacina.

Da Redação

TOLEDO