Vacinação: Pacientes acamados começam a ser imunizados

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (11) a imunização dos pacientes acamados no município de Toledo. A vacina é dispensada para as pessoas com mais de 90 anos, conforme calendário estipulado pelo Plano Municipal de Imunização. Os trabalhos devem seguir até todos desta faixa etária serem vacinados.

Tem direito a receber o imunizante os cidadãos idosos restritos ao leito. “São aqueles pacientes que por uma doença ou senilidade não podem se locomover. A maioria deles já é atendida por serviços municipais como a Estratégia Saúde da Família (ESF) ou o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD)”, disse a diretora de Atenção Primária, Sirlene Dela Torre.

Um dos atendimentos foi o de Maria Mercedes Gonçalves, de 92 anos. Na ocasião, a cuidadora Romilda Alves, de 63 anos, também teve direito a receber a vacina ficou satisfeita pelo serviço realizado. “Era tudo que nós esperávamos e tomara que todos os outros idosos possam ser vacinados também. Nós não podemos mais nos reunir, ir nos nossos ‘bailinhos’ dançar. Eu não saio de casa para nada, meu esposo que vai no mercado quando precisa. Os mais novos não se cuidam e acabam colocando a gente em risco também. Tem vizinho que fala que essa vacina é para nos matar, mas eu não acredito nisso”, declarou. Em caso de pacientes acamados, o cuidador principal também tem direito de ser vacinado. 

Já para os idosos com mais de 90 anos com mobilidade, a vacinação continua no Parque Ecológico Diva Paim Barth, das 8h30 às 16h30. “Eles recebem as doses dentro dos carros, sem precisar descer. O trabalho tem transcorrido dentro da normalidade, sem aglomerações, conforme o planejado”, disse a responsável pelo drive thru de vacinação, Sonia Pessi. 

Segunda dose

A partir da próxima quarta-feira (17) começa a dispensação da segunda dose aos trabalhadores da saúde atendidos no início da campanha. A vacinação deste público acontece na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h. É preciso vir com a carteira de vacinação e documento pessoal (CPF e documento com foto). No mesmo dia, os pacientes atendidos pelas instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) também receberão a segunda dose. Uma equipe volante de vacinadores visitará a APA – Lar dos Idosos, a Vila do Sol e o Lar Irmãos Dentzer.

Trabalhadores da saúde

Nesta sexta-feira (11) terminaram as doses para os trabalhadores da saúde do ‘Grupo 9’, da ‘Fase 1’. “Estamos quase concluindo a imunização deste grupo, faltam alguns trabalhadores ainda, porém não temos mais vacinas disponíveis”, disse Sirlene, lembrando que a chegada de vacinas depende da disponibilidade de doses pelo Ministério da Saúde.

Da Prefeitura de Toledo-PR