“Vamos ter pedágios, mas não serão abusivos”, afirma Sérgio Souza

14

“Vamos ter pedágios, mas não serão abusivos”, afirma Sérgio Souza

As novas praças de pedágio no Estado do Paraná ainda são consideradas assuntos polêmicos, principalmente, na BR-467, trecho entre Toledo e Cascavel. Em visita ao Município, o deputado federal Sérgio Souza – relator do projeto – afirma que já solicitou a retirada desta praça do projeto.

Conforme Souza, as autoridades de Toledo estão envolvidas neste assunto. “O Município está localizado na região Oeste do Paraná e teve a tarifa mais cara nos últimos 24 anos; uma tarifa para trafegar em pista simples e ineficiente. Agora estuda a implantação de uma praça de pedágio, no mínimo, não poderá ser maior que R$ 1,50. Nós defendemos sem praça de pedágio entre Toledo e Cascavel; esse é o nosso ponto político”.

DIÁLOGO – Na ocasião, ele frisa que quando soube que o governo do então presidente Michel Temer faria uma medida provisória e encaminharia ao Congresso, articulou para que fosse encaminhado à Câmara e depois buscou meios para ser relator do projeto. “A minha meta era proibir a prorrogação dos pedágios no Paraná, porque existia a articulação para essa finalidade como para a prorrogação. Estive suscetível as pressões das Concessionárias. Se não fosse a nossa atuação, naquele momento, não estaríamos discutindo pedágio hoje”.

Ele defende que a tarifa pode ser cobrada, mas a pista também deve receber investimento, seja em contorno, obra de arte, viaduto, enfim. Sérgio Souza não admite que uma concessionária ofereça o menor preço durante o processo licitatório, porém a concessão inicia e já solicita aditivo. “É preciso ter garantia; o dinheiro deve ser depositado. Também não sou favorável ao pagamento de outorga. O povo é ‘dono da rodovia’, por meio do Estado. O contribuinte pagou para construí-la com os seus impostos. Nós pagamos 24 anos para fazerem as obras e muitos acordos no período retiraram as duplicações, porque como relator analisei todos os contratos e os aditivos”.

INVESTIMENTO – Conforme o deputado federal, o pedágio veio para ficar no Brasil e em qualquer lugar. “O País não tem mais recurso para investir como se tinha no passado. A máquina administrativa do governo ‘inchou’ tanto que ocupa 98% de tudo que se arrecada no país; sobra 2% para investimentos. Vamos ter pedágios, mas não serão abusivos”.

Sérgio Souza defende o sistema free flow. “Você entra na rodovia e pagará a quilometragem percorrida. Um projeto foi aprovado no Senado e chegou na Câmara dos Deputados neste mês. Estou reivindicando a relatoria deste projeto. A tarifa do pedágio deve ser justa e não exploratória”, conclui o deputado federal.

Da Redação

TOLEDO