Volume de entrega de declarações deve ampliar nos próximos dias

17

Com o novo prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda para 31 de maio, a expectativa é que a procura aumente na próxima semana. No dia 12 de abril, a Secretaria da Receita Federal anunciou o adiamento do prazo de entrega. Cerca de 32 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o Fisco e quem não apresentar ou entregar a declaração pode pagar multa.

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre seus ganhos. O valor é determinado conforme os seus rendimentos declarados do ano passado. Salários, aluguéis, investimentos e prêmios de loterias e outros rendimentos anuais são tributáveis.

De acordo com o presidente do Sescap-PR Alceu Dal Bosco, as declarações seguem dentro da normalidade e o prazo prorrogado é considerado o adequado. O presidente comenta que um prazo maior se justificava no ano passado, quando começou a pandemia. “Tudo era diferente. A sociedade desconhecia o comportamento do vírus e essa foi a principal dificuldade das instituições. Neste ano, os profissionais estão preparados e trabalhando”.

Dal Bosco recorda que alguns serviços contábeis eram manuais ou presenciais no passado. Atualmente, eles são realizados por meio on-line. “Além disso, nós estamos ligando para os nossos clientes para fazermos a declaração”.

O presidente do Sescap-PR considera o prazo 31 de maio adequado. “O processo é aceitável dentro disso e tudo está andando normal. As pessoas estão trazendo seus documentos”.

DECLARAÇÃO – As entregas das declarações devem ampliar nos próximos dias. “O aumento das entregas, geralmente, acontece a partir da segunda quinzena de abril. Acredito que dará tempo de realizar as declarações com tranquilidade”, afirma Dal Bosco ao chamar a atenção que o pagamento do primeiro lote para quem tem o direito a restituição acontece neste mês. “O Governo Federal vai priorizar a devolução, porque é mais recurso financeiro circulando no mercado”.

O cálculo é feito a partir da soma dos rendimentos, menos as possíveis deduções. Essa é a base do tributo a ser cobrado. As deduções são gastos que podem ser declarados e dar descontos no valor final a ser pago, mas são itens específicos e há um limite do que pode ser deduzido. No site da Receita Federal há um simulador que estima quanto você terá que pagar de imposto de renda baseado nos seus ganhos e despesas dedutíveis.

Da Redação

TOLEDO