We Are La Salle acompanha o desenvolvimento das crianças

8

O Programa Bilíngue segue o método da Cambridge University Press e promove a fluência do inglês brincando

O Programa Bilíngue We Are La Salle tem por objetivo proporcionar a formação na Língua Inglesa de maneira lúdica. Inicialmente, o Programa atende as crianças da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, mas se amplia progressivamente. O Programa é baseado no material e apoio da Universidade Britânica Cambridge, intitulado Cambridge University Press e conta com a orientação da assessoria da Rede La Salle.
O Programa tem carga horária ampliada e favorece a imersão dos alunos. “Além da maior exposição dos alunos ao idioma, a qualidade do material didático faz a diferença, pois é um material construído pela Universidade de Cambridge. As abordagens, as estratégicas didáticas, as ações educativas propostas são dinâmicas, criativas e organizadas num formato espiral. Os alunos crescem a cada dia em discussões, hipóteses e vocabulário e isso é significativo para o aprendizado da língua”, avalia a Coordenadora do Ensino Fundamental, séries iniciais, Anna Sampaio.
As aulas são organizadas a partir de uma rotina, com sequência didática a ser seguida pelos estudantes. “Sempre que um novo conceito, um novo vocabulário é inserido, é feito um levantamento prévio do conhecimento do aluno sobre o assunto abordado e, logo em seguida, propõem-se uma ação criativa a partir de uma música, de um vídeo ou qualquer outro recurso. Também usamos recursos manuais, apresentação de jogos e desafios durante as aulas e se a turma indica que podemos evoluir, a professora está pronta para isso”, destaca Anna Sampaio.
A Coordenadora salienta que o Programa está atento ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “O material também proporciona aos estudantes um vínculo afetivo, pois foram eleitos alguns personagens e estes personagens crescem conforme as crianças vão crescendo e acompanham os alunos durante todo o processo. Desde a Educação Infantil, nossos alunos também acompanham o crescimento destes personagens”.
O Programa Bilíngue faz parte da vida cotidiana escolar, promovendo eventos de datas comemorativas do Brasil e vice-versa. “Vivenciamos experiências e culturas, que normalmente não estão no nosso cotidiano, mas estão nos países da língua inglesa e fizemos o movimento contrário também, levamos aspectos da nossa cultura para dentro do Programa”.
A participação da família no desenvolvimento do Programa Bilíngue é constante. A cada nova unidade a ser trabalhada, a família recebe uma carta orientando e oferecendo algumas estratégias para que a família possa estimular de forma divertida o gosto pelo aprendizado da língua inglesa.

Da Assessoria