Xadrez incentiva a concentração e a elaboração de estratégias

76

É um jogo de tabuleiro, em que pensar e elaborar estratégias são ações fundamentais para vencer uma partida, esse é o xadrez. Um jogo e um aliado importante ao ensino infantil. Esse jogo pode colaborar para que a criança desenvolva o raciocínio e crie relação social saudável. Devido a pandemia, as atividades e as aulas dos pequenos foram suspensas no ano passado. Em 2021, com a flexibilização da medida de enfrentamento ao vírus, muitos cursos foram retomados, entre eles, o xadrez. A atividade é oferecida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, que sede o local.

De acordo com o professor Sérgio Heckert, as crianças ficaram por um longo período em casa e, agora, elas estão agitadas. “Elas querem conversar com o seu colega, o que é normal. Porém, elas precisam manter a concentração para jogar o xadrez”.

O professor explica que a concentração é necessária para o estudante analisar o movimento mais pertinente da peça. “No xadrez, algumas funções devem ser exercidas e, por isso, a atenção é necessária”. Para isso, Heckert utiliza de todas as ferramentas para motivar os seus alunos, como os mini campeonatos durante as aulas. “Recebo doações de medalhas e entrego para as crianças como prêmio. Elas ficam muito felizes. É uma maneira de atrair a atenção delas”.

INCENTIVO – Outra forma de incentivar a concentração e despertar o entusiasmo do xadrez nas crianças é realizar uma competição. No dia 30 de maio (domingo), o professor Heckert promove o Campeonato Municipal de Xadrez 2021. As inscrições iniciam 7h30 e as partidas começam às 8 horas.

Conforme o professor, o principal objetivo é que cada aluno com sua família participe da atividade e respeite as normas sanitárias e de segurança da Covid-19. “As crianças iniciantes vão jogar o xadrez ‘Australiano’, considerado uma das variantes do jogo. Ele é praticado em dois tabuleiros por quatro enxadristas, divididos em duplas. As leis do xadrez são normalmente utilizadas exceto que a peça capturada em um tabuleiro é passada de um tabuleiro para o outro, onde o enxadrista tem a opção de colocar a peça em seu tabuleiro ao invés de realizar um movimento”, esclarece Heckert.

O professor complementa que o xadrez ‘Australiano’ incentiva a criação de estratégia e também trabalha a união entre os jogadores. “O jogador com maior dificuldade pode aprender com a sua dupla e consegue jogar com as demais crianças. O Campeonato será uma brincadeira. Se acontecerem erros, as jogadas serão voltadas. Eu quero despertar criatividade, oferecer uma atividade recreativa e educativa”.

O Campeonato Municipal de Xadrez será dividido em categorias: iniciantes, Sub 10, Sub 12, Sub 14 e adulto geral, nos naipes masculino e feminino. Medalhas serão distribuídas do primeiro ao quinto lugar. O professor Sérgio destaca a importância do uso de máscara, álcool em gel e solicita que cada participante traga a sua garrafa de água. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 9 9993-9449.

Da Redação

TOLEDO