Eco Park comemora aniversário do primeiro animal nascido na instituição

0 43

O Foz Eco Park Zoo celebrou nessa sexta-feira (9) o aniversário de 1 ano do boizinho Baby, primeiro animal nascido na instituição, com bolo de feno e presentes. A atividade foi acompanhada pelos turistas que visitavam o parque.

A “festa” de aniversário faz parte das técnicas de enriquecimento ambiental desenvolvidas com os animais no Eco Park para estimular os comportamentos naturais de cada espécie.

Nesta ação específica, o objetivo foi incentivar a alimentação do boizinho em um formato diferente. Ao invés de ele buscar o alimento no comedouro tradicional, a comida foi servida em formato de bolo.

“Aqui no Eco Park nosso foco é o bem-estar do animal. Nessa atividade trabalhamos os estímulos físicos, alimentares, sociais, cognitivos e sensoriais”, explicou a bióloga Anna Cecília Leite.

O Baby

O Baby foi o primeiro animal nascido no Eco Park. A mãe dele, a vaca Jupira, já chegou na unidade prenhe. O cuidador da fazendinha, Sr. Nivaldo, acompanhou as mudanças no comportamento da vaca por semanas.

Quando estava mais próximo da data do nascimento, a equipe do Eco Park fazia plantão 24 horas para auxiliar Jupira.

No entardecer do dia 8, Jupira entrou em trabalho de parto e somente no dia seguinte deu à luz ao Baby, auxiliada pela veterinária Stacy Wu. Ele nasceu prematuro, o que demandou ainda mais atenção da equipe.

“Passamos três dias com cuidados intensivos 24 horas por dia, tirávamos o leite da mãe para dar por sonda ao filhote de 3 em 3 horas, pois ele tinha dificuldade para se levantar”, relembra Stacy. 

Segundo a veterinária, no terceiro dia Baby ficou em pé por alguns minutos com dificuldades; no quarto dia conseguiu mamar pela primeira vez na mãe. No sexto, aprendeu a se levantar sozinho e caminhar melhor, mamando bem.

Desde então, Baby e a mãe, assim como os mais de 200 animais que vivem no Eco Park, recebem cuidados diários de toda a equipe.

Localização

O Eco Park está localizado na Rua Cruz Alta, 111, e funciona diariamente das 9h às 17h.

Moradores de Foz pagam R$ 15. Se estiver acompanhado de um turista pagante, a entrada é de graça. Crianças menores de seis anos são isentas.  Iguaçuenses acompanhados de turistas tem entrada free.

Deixe um comentário