Centro de Fisioterapia: pós-cirúrgico recente e estimulação precoce viram prioridades

0 16

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das diretorias de Gestão, Atenção Primária e da Rede de Atenção Especializada, está promovendo melhorias na dinâmica de encaminhamento de pacientes que necessitam de atendimento fisioterápico. Procedimentos cujo início deve ser imediato sob pena de causar agravos irreversíveis, como os indicados para pacientes que acabaram de ser submetidos a uma cirurgia ou crianças que precisam de estimulação precoce estão sendo gradativamente direcionados para o Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Dr. Claudemir Rodrigues Dias ao passo que os demais casos seguem sendo atendidos por clínicas credenciadas via Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e Governo do Estado.

A mudança começou há cerca de três meses em relação às crianças atendidas na atenção primária à saúde que necessitam de atendimento com equipe multidisciplinar por apresentarem algum indicativo de atraso de desenvolvimento – são bebês considerados de alto risco, geralmente prematuros. “Se os profissionais que atuam no AMI [Ambulatório Materno Infantil] entenderem que a criança precisa de estimulação precoce, precisando iniciar o tratamento fisioterápico motor no menor tempo possível, ela está sendo direcionada para o Centro de Fisioterapia Municipal. Caso o tratamento indicado seja outro, o caminho são as clínicas conveniadas”, explica a diretora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Katheli Mayumi Hino do Nascimento. 

Até o momento, 11 crianças receberam este encaminhamento – uma delas é Ana Sophia Kasper Braun, com sete meses de vida. “Ela nasceu dois meses antes do previsto e precisou ficar na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] neonatal só para ganhar peso. Felizmente, não teve maiores complicações e, desde que voltou para casa, está sendo acompanhada pela equipe do Centro de Fisioterapia, o que tem sido fundamental para ela superar as dificuldades da prematuridade. Aos poucos, com a estimulação precoce, ela está aprendendo movimentos simples, como permanecer sentada sem ir para trás ou para os lados. Cada avanço é muito comemorado pela nossa família”, relata a mãe de Ana Sophia, Gláucia Kasper.

A diretora geral da SMS, Diane Michelli Cassaro, destaca que é fundamental que o atendimento a bebês que precisam de estimulação aconteça no tempo adequado. “Dessa forma, é possível reduzir ou superar qualquer defasagem em relação ao desenvolvimento motor desta criança, evitando maiores comprometimentos pelo resto da sua vida. Por isso, esta medida, além de ser curativa, tem um caráter preventivo, pois diminui, a longo prazo, a necessidade de outros tipos de atendimento pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, pontua.

Pós-operatório recente – A partir da perspectiva de prevenir agravos, a SMS também está, aos poucos e conforme a capacidade operacional do espaço, destinando pacientes que necessitam de tratamento pós-cirúrgico  recente para o Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Dr. Claudemir Rodrigues Dias. “A maior parte dos pacientes que atendemos neste espaço fazem terapia de caráter contínuo. Gradativamente, vamos encaminhá-los para as clínicas conveniadas ao passo em que a fila dos pós-cirúrgicos recentes andará mais rápido, permitindo que eles iniciem rapidamente as sessões e tenham maior êxito no tratamento, ao ponto de necessitarem de menos sessões para se reabilitarem totalmente”, observa Katheli.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário