30 anos sem Gonzaguinha

5

Gonzaguinha foi um cantor e compositor de grandes sucessos. Nesta quinta-feira, dia 29, completarão 30 anos que ele nos deixava. O artista morreu no ano de 1991, vítima de um acidente automobilístico, na cidade de Marmeleiro, no Paraná. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre as obras musicais de Gonzaguinha, incluindo as suas músicas mais gravadas, mais tocadas e os intérpretes que mais gravaram suas canções.

Gonzaguinha tem 294 músicas e 348 gravações cadastradas no Ecad. “O que é o que é” foi a sua canção mais tocada nos últimos cinco anos e a mais gravada por outros intérpretes. O filho de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, teve suas músicas gravadas por vários intérpretes, mas Maria Bethânia lidera esse ranking.

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas foi proveniente dos segmentos de Rádio, Show e TVs, que correspondem a mais de 75% do que foi destinado a ele.

É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Ranking das músicas de autoria de Gonzaguinha mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)    

PosiçãoMúsicaAutores
1O que é o que éGonzaguinha
2Lindo lago do amorGonzaguinha
3SangrandoGonzaguinha
4ÉGonzaguinha
5Começaria tudo outra vezGonzaguinha
6Explode coraçãoGonzaguinha
7Guerreiro meninoGonzaguinha
8Grito de alertaGonzaguinha
9Espere por mim morenaGonzaguinha
10RecadoGonzaguinha
11E vamos à lutaGonzaguinha
12FelizGonzaguinha
13O homem falouGonzaguinha
14Com a perna no mundoGonzaguinha
15MaravidaGonzaguinha
16FestaGonzaguinha
17Mamão com melGonzaguinha
18Boi bumbaGonzaguinha
19Nunca pare de sonharGonzaguinha
20Comportamento geralGonzaguinha

Obras musicais de Gonzaguinha mais gravadas

PosiçãoMúsica
1O que é o que é
2É
3Começaria tudo outra vez
4Sangrando
5Explode coração

Intérpretes que mais gravaram as músicas de Gonzaguinha

PosiçãoIntérprete
1Maria Bethânia
2Leo Gandelman
3Emilio Santiago
4Leo Brandão
5Gonzagão

Da Assessoria