Aprenda a estacionar o carro em só quatro passos

285

Muitas pessoas amam dirigir os mais diversos veículos, desde um carro pequeno, até uma grande picape, desde um Fusquinha até um Toyota Etios Hatch 2021. No entanto, nem todos sabem estacionar rapidamente e bem, e podem levar um bom tempo para conseguir manobrar tranquila e corretamente. Isso não depende do carro, mas de algumas dicas…

A ação de estacionar leva apenas entre 20 a 30 segundos, mas muitos motoristas que até dirigem muito bem e são excelentes pilotos, têm problemas para conseguir estacionar nesse tempo e podem demorar até alguns minutos!

Hoje em dia a grande maioria dos automóveis possuem equipamentos especiais com um sistema que ajuda aos motoristas na hora de fazer essas manobras. Carros novos como o Toyota Etios Hatch 2021 e tantos outros, oferecem essa opção. Essa tecnologia é fantástica para muitos, mas nem todos os carros que circulam nas ruas, avenidas e estradas contam com ela.

Então, como essa tecnologia não está em todos os veículos, é bom saber como estacionar o seu carro de um modo rápido, seguro e correto. Para quem sofre com essa dificuldade pode parecer uma tarefa quase impossível. Mas é possível aprender em poucos passos e ter sucesso, tanto com carros novos Toyota como com todos os outros carros que há no mercado automotivo!

Posição

Você deverá fazer o seguinte: em primeiro lugar, colocar a seta para advertir dessa forma aos outros motoristas a sua intenção de estacionar. Dirija bem devagar, perto dos carros estacionados, até encontrar uma vaga onde poder estacionar o seu carro.

Lembre-se que precisará aproximadamente uns 60 centímetros de espaço livre na frente e na parte traseira do seu carro. E não preste atenção aos carros que tocam a buzina ou acendem os faróis com impaciência.

A única coisa que pode dar errado é calcular mal o tamanho da vaga, e isso você só vai descobrir quando o seu carro não caiba nesse espaço!

Alinhar

Este ponto é o segundo fator mais importante, porque permitirá que você consiga entrar no espaço encontrado para estacionar. Lembre-se que, uma vez encontrada a vaga, você deverá manter a seta ligada.

O que fazer agora? É simples: você deve alinhar o seu carro com um espaço adequado, exatamente à altura do carro que está estacionado exatamente na frente da vaga onde você irá estacionar.

Mas cuidado com o alinhamento, porque se não conseguir alinhar a roda de trás com o outro extremo do veículo, corre o risco de raspar o carro!

Entrada

No estacionamento paralelo este é o ponto mais importante: como você deve entrar na vaga. Uma vez alinhado com o carro da frente, como explicado no ponto anterior, você deve colocar a marcha ré e virar o volante completamente para a direita (estacionando numa vaga situada do lado direito da rua).

Quando a roda dianteira fique à par da roda traseira do veículo estacionado na frente da vaga, vire o volante para a esquerda, conseguindo assim um ângulo de 45 graus. É essencial olhar cada um dos espelhos laterais e também o espelho retrovisor para conferir se você está fazendo tudo corretamente.

Se você não virar o volante completamente para a direita antes de entrar na vaga, acabará consumindo espaço antes de conseguir o ângulo de 45 graus. E entrar em um ângulo menor a 45 graus impedirá que você chegue até a calçada e possa alinhar o carro corretamente.

Orientação

Muito bem, se você conseguiu chegar até este ponto, relaxe, porque este é o momento mais fácil da ação de estacionar: com o carro a 45 graus, vire completamente o volante para a esquerda e continuar aos poucos, até conseguir que o carro fique bem paralelo em relação à calçada.

Nesse momento, você deverá endireitar as rodas e, se for necessário, ir para a frente ou para trás, para poder deixar o mesmo espaço entre o seu veículo e aqueles que estão na sua frente e atrás.

Antes de desligar o motor, coloque o freio de mão. Você só terá problemas se virar o volante para a esquerda antes do tempo, porque poderá raspar o carro e se virar depois do tempo indicado, acabará não tendo espaço traseiro suficiente para endireitar o carro.