Clássico cult dos anos de 1980, ‘FOGO E PAIXÃO’ estreia no À LA CARTE

19

Era o final da década de 1980, quando chegou aos cinemas um filme paulistano de baixo orçamento e muita sagacidade que fazia um retrato divertido de sua época, e nasceu para se tornar cult. FOGO E PAIXÃO, que estreia no Belas Artes à la carte em 24/06, é a história de uma excursão turística muito maluca pelas ruas de uma cidade latino-americana sem nome.

Filmado em São Paulo durante 2 meses, o longa foi escrito e dirigido pelos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, amigos de longa data que, em comum, além da profissão, tinham a paixão por cinema e, em especial, Ingmar Bergman. “Desde o primeiro momento não parávamos de falar de cinema e conhecemos novas paixões como os filmes de Andy Warhol, e todo o cinema experimental americano, obviamente Fellini, e por último alguém que poderia ser nosso tio: Jacques Tati“, contam os diretores.

A formação da dupla em arquitetura contribuiu maneira como realizaram seu primeiro e  único longa. “A estética do filme é fortemente influenciada pela nossa carreira de arquitetos que estava começando naqueles anos. O interessante é que posteriormente o cinema influenciou o nosso processo de fazer arquitetura.”

Experimentalismo é uma palavra que bem define FOGO E PAIXÃO, que traz nos papeis principais Mira Haar e Cristina Mutarelli, como duas jovens em busca de um amor. Na excursão, conhecem um nobre, interpretado por Carlos Moreno, e ambas começam a investir nele. Entre um ponto turístico e outro, como Parque do Ibirapuera, Prédio da Bienal e Monumento à Independência, o filme é marcado por participações de um elenco bem famoso, que inclui Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans e Paulo Autran, entre outros.

O interessante é que todo o elenco básico vinha do genial Pod Minoga, um grupo de teatro experimental dirigido por Naum Alves de Souza, com atuação em São Paulo durante os anos 70. Adorávamos a trupe, que trouxe uma estranheza nas interpretações. Já as participações especiais foram acontecendo naturalmente com grande carinho pelo filme dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira naquele momento.

Nas três décadas, desde o lançamento em 1989, o longa atingiu um status de cult, ganhado fãs por todo o país, que agora têm a chance de o rever, pela primeira vez, no streaming. “O filme foi em uma contracorrente do cinema brasileiro extremamente baseado na Embrafilme e seu controle carioca. Foi exibido também num circuito alternativo com bastante sucesso na época. O grupo Pod Minoga também contribuiu  para isso.”

Weinfeld e Kogan encontram até paralelos entra a época da produção e lançamento de FOGO E PAIXÃO e o período atual da história do país provando o longa nunca perde o interesse. “O filme foi feito no final de uma era, e foi lançado em um destes tristes momentos deste país quando um congelamento de preços tentava segurar uma inflação gigantesca. Apesar de termos vindo de outro momento triste que foi a ditadura militar, e estarmos olhando agora deste momento também triste, o filme me parece alienado de tudo. Talvez seja legal porque não dá para aguentar todos estes momentos tristes deste país.

FOGO E PAIXÃO será lançado no streaming no Belas Artes à la Carte.

Sinopse

Dirigido por dois arquitetos de prestígio, o filme conta a história de cidadãos de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de um projeto de visitação à uma cidade latino americana – sem localização revelada.

Ficha Técnica

Direção: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Roteiro: Isay Weinfeld e Marcio Kogan

Elenco: Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans, Paulo Autran

Direção de Fotografia: Pedro Farkas

Trilha Sonora: Sérvulo Augusto e Gil Reyes

Montagem: Mauro Alice

Gênero: comédia

País: Brasil

Ano: 1989

Duração: 90 min.

Da Assessoria