Edney Silvestre revela os segredos de um repórter bem-sucedido em novo livro

0 391

Consagrado como um dos melhores entrevistadores do país, jornalista conta bastidores da rotina na busca pela notícia e compartilha ensinamentos com as novas gerações

Já com mais de 40 anos, Edney Silvestre enfrentou o desafio de deixar a carreira consolidada em jornais impressos para se tornar correspondente de uma das cinco maiores redes de TV do mundo, sem saber sequer como segurar um microfone diante das câmeras. Hoje, com mais de sete décadas de vida e consagrado como um dos melhores jornalistas do Brasil, ele compartilha com as novas gerações dicas, truques, conselhos, histórias e alguns vexames no livro Segredos de um Repórter, lançamento da editora Almedina Brasil.

A obra apresenta uma mistura rica e bem-humorada de bastidores noticiosos e memórias de tropeços e acertos em coberturas e entrevistas. Silvestre conta como enfrentou com coragem sua timidez, dislexia e dificuldades de fala, tornando-se um dos grandes repórteres da TV brasileira, escalado para cobrir marcos históricos como os atentados de 11 de Setembro e os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque.

Com experiência de sobra, Edney reflete sobre o faro jornalístico, a arte de conduzir uma boa entrevista e a necessidade de criar fontes. Ele lista exemplos de perguntas eficazes, explica por que um repórter deve saber mais sobre o entrevistado do que o próprio entrevistado e oferece insights sobre como lidar com as situações imprevisíveis, traiçoeiras e comuns que um repórter enfrenta durante transmissões ao vivo.

Mestre da reportagem, o jornalista ensina como controlar as emoções, respeitar os sentimentos do entrevistado e fazê-lo compartilhar suas experiências. Discute como lidar com matérias delicadas, incluindo as melhores práticas de linguagem corporal e ângulos de câmera. O autor discorre ainda sobre o uso de maquiagem, a importância de uma boa iluminação e o vestuário adequado para cada cobertura, da visita a uma favela até a participação no Oscar.

Avesso ao estrelismo, Silvestre reforça que o sucesso de uma boa reportagem depende de colaboração e do trabalho em equipe e defende que a originalidade é o único caminho para o sucesso. Com essa abordagem, o escritor reforça seu compromisso com quem busca entender as nuances da profissão, não apenas em termos de técnicas de reportagem, mas também em relação ao desenvolvimento pessoal e ético.

Segredos de um Repórter conversa com estudantes, jornalistas em início de carreira e profissionais experientes na área, além de ser leitura indicada para aqueles que anseiam por conhecer a realidade (nada) glamurosa de quem trabalha de frente para as câmeras. É uma carta de amor ao jornalismo e àqueles que fazem da reportagem sua grande paixão.

Agenda de lançamentos do livro

Noite de autógrafos em São Paulo (SP)

  • Data: 21/11, terça-feira, às 19h
  • Local: Livraria da Travessa Iguatemi – Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP

Noite de autógrafos no Rio de Janeiro (RJ)

  • Data: 23/11, quinta-feira, às 19h
  • Local: Livraria da Travessa Leblon – Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ

Ficha técnica

Livro: Segredos de um repórter
Autor: Edney Silvestre
Editora: Almedina Brasil, Edições 70
ISBN: 9786554271998
Páginas: 284
Formato: 23x16x1,4
Preço: R$ 69,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre o autor

Edney Silvestre é jornalista e escritor, ganhador dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura de Melhor Romance com “Se eu fechar os olhos agora”. É autor de sete livros de ficção e quatro de reportagens e crônicas. Foi correspondente internacional de O Globo e da TV Globo. Cobriu os atentados de 11 de setembro, os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque, a viagem do Papa à Cuba. No Brasil, apresentou por 17 anos o Globonews Literatura e fez reportagens para os principais telejornais.

Redes sociais do autor

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário