Empresários aprovam programação do Sebrae/PR e Fecomércio PR no Festival das Cataratas

No Festival das Cataratas 2020, realizado de 2 a 4 de dezembro, em Foz do Iguaçu, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR realizaram ações online e presenciais para difundir inovações, trocar conhecimentos e gerar negócios. Destaque para o espaço Destinos e Experiências e a Arena Inova Turismo, criada para oportunizar conhecimento e networking entre os participantes.

“Foi a primeira vez que o Festival trouxe o formato de transmissões online. Ficamos otimistas com o resultado, pois tivemos mais de 170 pessoas participando de forma presencial, sempre atentos às restrições e aos cuidados relacionados à pandemia. Mais 1.080 acompanharam de forma remota, um número que demonstra o interesse dos empresários em buscar novas oportunidades de negócios, conhecimento e bagagem para uma retomada cada vez mais segura e bem-sucedida”, destaca a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

Higino Mandaji, empresários de Curitiba, aproveitou o Festival como forma de retomar contatos que haviam ficado de lado por conta da pandemia. Com isso, de divulgar a empresa, que realiza gestão, controle e organização do processo de contratação de mão de obra extra para hotelaria, conseguiu também construir pontes para futuros negócios.

“Tive três conversas decisivas que, com certeza, serão encaminhadas para a celebração de contratos. O mais interessante é que pude conversar com empresários da minha região e de todo o Brasil, além de assistir apresentações importantes sobre inovação e experiência, temas importantes para o meu ramo”, relata Higino.

Outro exemplo é de Giselle Furtado, também da capital paranaense. Proprietária de uma empresa de eventos, a empresária iniciou tratativas de um grande evento, programado para 2021.

“Entendo que a doença é grave e precisamos nos cuidar. Mas, a pandemia é passageira e assim que a situação voltar a normalizar, o empresário que estiver preparado se sairá melhor. Por isso, estou aproveitando todas as oportunidades possíveis para melhorar, adquirir novos conhecimentos e fazer parcerias. Saí do Festival muito satisfeita e com quase tudo pronto para um grande evento que poderá ser realizado na região de Foz do Iguaçu, explorando o potencial náutico do local”, destaca Giselle.

Durante os três dias de evento, mais de 3,5 mil participantes puderam aproveitar a programação no estande, sendo que grande parte deles pelo ambiente online. Resultado que superou as expectativas e, segundo o gerente de turismo do Sesc Paraná e representante da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, é um ótimo indicativo para o setor.

“O evento foi realizado com atenção a todos os cuidados necessários. Trabalhamos pilares importantes para a retomada, como segurança, saúde, inovação, tecnologia e experiência.  O momento ainda não é fácil, mas temos certeza de que o setor vai voltar e que a pandemia não vai durar para sempre, por isso, quem se prepara melhor, como esses mais de 3 mil participantes, poderá colher os frutos em um futuro muito próximo”, enfatiza Bagatini.

No Festival, além dos conhecimentos, novas técnicas para a retomada segura foram testadas como, por exemplo, o monitoramento com câmeras dotadas de tecnologia IoT (Internet das Coisas). O objetivo era acompanhar, em tempo real, o número de visitantes e evitar possíveis aglomerações nos espaços que, segundo levantamento, não passaram de 65% da capacidade total de lotação. Além disso, os corredores estavam mais espaçados e houve rígida aferição de temperatura de todos os envolvidos. No total, 3.578 participantes puderam aproveitar a programação.

Da Assessoria