Evento da ESPM traz desfile com ícones da moda dos anos 90

Os trabalhos criados pelos formandos do curso de Design – Moda e Visual – da ESPM Porto Alegre serão apresentados em uma live no canal do Youtube da ESPM, em 15 de julho, às 20 horas. Além das coleções de moda, design editorial, web e marca, o evento SENSO 2021, batizado a partir da ideia de reflexão e análise racional, contará com performances de dança e patinação, desfile conceitual com ícones da moda dos anos 90, depoimentos de profissionais do mercado e um bate-papo com um convidado indicado pela Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas de Porto Alegre.

O desfile traz os modelos e influencers Vitória Brodt, Daphne Constantinopolos, Pâmela Machado e Adriano Becker, e a designer e professora da ESPM, Elisa Ashton. A ex-modelo Simone Lopes e seu filho, o beatmaker Felipe Lopes Perrenaud, também desfilam, assim como outro ícone da moda, a primeira Miss Brasil negra, Deise Nunes.

Entre os profissionais do mercado, estão Katherine Sresnewski, consultora de marketing de luxo e coordenadora do curso de pós-graduação da ESPM Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo,  Thiago Gringon, designer, professor da Faber Castell e coordenador do curso de pós-graduação da ESPM Criatividade & Ambiente Complexo, e Fábio Forti, especialista em animação e modelagem 3D, professor ESPM Rio e orientador do núcleo de Design de Interação e Games – DING.

A live será transmitida por um dos estúdios da Fábrica do Futuro, multiplataforma de inovação que realiza projetos relacionados à indústria criativa. “A ideia é aproveitar a tecnologia e o espaço da Fábrica de Ideias e criar uma experiência diferenciada para quem assiste ao evento”, diz Antonio Rabadan, professor da ESPM. “Uma produção de acordo com o que o Senso se propõe a fazer: mexer com todos os sentidos.” 

A campanha de divulgação do evento traz o conceito “Vestir-se Acima do Teclado”, criada a partir de um hábito que se consolidou durante a pandemia da covid-19. “O figurino das reuniões virtuais durante o home office esteve focado da cintura para cima”, diz Rabadan. “Trouxemos para a campanha esse comportamento contemporâneo.” 

Esta é a 11ª edição do evento. Criado por alunos do curso de Design de Moda em 2015, com o objetivo de mostrar na prática as habilidades aprendidas durante as aulas, o Senso passou a apresentar as coleções finais dos formandos. Em 2019 foram inseridas as criações dos alunos do curso de Design linha de formação Visual. Devido à pandemia, desde 2020 o evento tornou-se digital. “Este ano, nossa proposta é levar uma experiência mais completa, produzindo de forma híbrida”, diz Rabadan.