João Bosco: 75 anos e parceria de sucesso com Aldir Blanc

62

A versatilidade de João Bosco como cantor, compositor e violonista é reconhecida no meio musical. A sua parceria de sucesso com Aldir Blanc também. Os dois fizeram canções marcantes para a música brasileira desde a década de 50. Um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre a obra musical do artista, que completa 75 anos nesta terça-feira, dia 13, mostra que diversas canções feitas a partir desta parceria se destacam até hoje.

Entre as 20 músicas de autoria de João Bosco mais tocadas nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública, 14 delas tiveram a parceria com Aldir Blanc, que faleceu no ano passado em decorrência da Covid-19. A mais tocada neste período foi “O bêbado e a equilibrista”, canção lançada no ano de 1979, no álbum “Essa mulher”, da cantora Elis Regina. No top 5, também ficaram “Corsário”, “De frente pro crime”, “Kid cavaquinho” e “Incompatibilidade de gênios”, todas assinadas com Aldir.

“O bêbado e a equilibrista” foi também a música que mais rendeu direitos autorais para João Bosco no ano de 2020. A maior parte dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas do artista, nos últimos cinco anos, foi proveniente dos segmentos de Show, Música ao vivo e TV, que correspondem a mais de 75% do que foi destinado a ele.

Nascido em 13 de julho de 1946, na cidade de Ponte Nova (MG), João Bosco tem 332 músicas e 656 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. O artista é filiado à União Brasileira de Compositores (UBC), uma das sete associações que administram o Ecad. O diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, elogiou o cantor.

“João é uma das melhores traduções do Brasil. Sua maneira exímia e particular de tocar o violão surpreende plateias exigentes do mundo inteiro”, comentou Marcelo Castello Branco.

Ranking das músicas de autoria de João Bosco mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

PosiçãoMúsicaAutores
1O bêbado e a equilibristaJoão Bosco / Aldir Blanc
2CorsárioJoão Bosco / Aldir Blanc
3De frente pro crimeJoão Bosco / Aldir Blanc
4Kid cavaquinhoJoão Bosco / Aldir Blanc
5Incompatibilidade de gêniosJoão Bosco / Aldir Blanc
6JadeJoão Bosco
7Papel machêJoão Bosco / Capinan
8Quando o amor aconteceAbel Silva / João Bosco
9Linha de passeJoão Bosco / Aldir Blanc / Paulo Emílio
10Dois pra lá, dois pra cáJoão Bosco / Aldir Blanc
11O mestre-sala dos maresJoão Bosco / Aldir Blanc
12O ronco da cuícaJoão Bosco / Aldir Blanc
13Desenho de gizAbel Silva / João Bosco
14NaçãoJoão Bosco / Aldir Blanc / Paulo Emílio
15Bala com balaJoão Bosco / Aldir Blanc
16SinháJoão Bosco / Chico Buarque
17Coisa feitaJoão Bosco / Aldir Blanc / Paulo Emílio
18Memória da peleWaly Salomão / João Bosco
19BijuteriasJoão Bosco / Aldir Blanc
20Odile odilaMartinho da Vila / João Bosco

Da Assessoria