Longa de Marguerite Duras e drama argentino de Pablo Trapero estão entre as estreias do ÀLC

13
A última semana de abril promete no À La Carte. Chegam nesta quinta-feira, 29 de abril, quatro filmes que passam a integrar o catálogo do streaming! Começamos por “India Song” (1975), um dos 13 longas dirigidos pela escritora francesa Marguerite Duras (1914–1996), uma das principais representantes femininas na literatura do Século XX, autora do roteiro do clássico “Hiroshima, Meu Amor” (1959), de Alain Resnais. O longa, o filme-mito de Duras – narra uma história de amor, vivida nas Índias, nos anos 30, numa cidade sobrepovoada nas margens do Ganges.Da argentina vem “Do outro lado da lei” (2002),  segundo filme de Pablo Trapero, e que causou uma grande discussão pública acerca da ação da polícia da Província de Buenos Aires, conhecida como a Bonaerense. O diretor, ele próprio um bonaerense, dirigiu o filme em Buenos Aires após a bancarrota nacional. O cineasta capta de forma intensa toda a desestruturação da cidade, com ruas imundas e manifestações violentas, o verdadeiro retrato do caos.Da França vem “Um parte, outro fica” (2004) uma comédia dramática e intimista de Claude Berri (1934–2009), com um elenco de estrelas que reuniu Daniel Auteuil, Nathalie Baye, Miou-Miou e Charlotte Gainsbourg.E, para fechar, um clássico noir dirigido por Robert Aldrich: “A morte num beijo” (1955), que tem no elenco os atores Albert Dekker e Jack Lambert, que também apareceram em papéis semelhantes como bandidos em “Os Assassinos” (1946), filme disponível no À La Carte.Confira abaixo as sinopses dos filmes e clique aqui para fazer o download das imagens dos filmes.
India song (India song)
França, 1975, Drama, 120min, 14 anos
Direção: Marguerite Duras
Sinopse: Anne-Marie Stretter é casada com vice-cônsul francês e vive em Calcutá, cansada da opressão do país estrangeiro, entra em colapso por angústia e aborrecimento. Isolada dentro da embaixada, ela acumula encontros sexuais e rejeita apenas o marido, que parece não se importar.
Curiosidades: A francesa Dominique Sanda, atriz de clássicos como “O Conformista”, de Bernardo Bertolucci, e “O Jardim dos Finzi Contini”, de Vittorio De Sica, foi a primeira escolha para o papel principal, mas ela desistiu e foi substituída por Delphine Seyrig. Segundo o diretor de fotografia Bruno Nuytten, o mesmo de “Possessão”, Marguerite Duras procurou Jack Nicholson para o papel principal masculino. Escolhido para representar a França no Oscar 1976 de Melhor Filme Estrangeiro, “India Song” foi um dos 13 longas dirigidos pela escritora francesa Marguerite Duras (1914–1996), uma das principais representantes femininas na literatura do Século XX, autora do roteiro do clássico “Hiroshima, Meu Amor” (1959), de Alain Resnais.
Do outro lado da lei (El bonarense)
Argentina, 2002, Drama, 105 min, 16 anos
Direção: Pablo Trapero
Elenco: Jorge Román, Mimí Ardú, Darío Levy
Sinopse: Um jovem serralheiro é forçado a deixar sua casa e família para ingressar na polícia de Buenos Aires.
Curiosidades: Este é o segundo longa de Pablo Trapero, que logo depois viria a ser aclamado internacionalmente por “Família Rodante”, seu filme seguinte. À época da sua estreia nos cinemas argentinos, o filme causou uma grande discussão pública acerca da ação da polícia da Província de Buenos Aires, conhecida como a Bonaerense. A mãe de “Zapa”, o personagem principal, é interpretada pela avó do diretor Pablo Trapero, que apareceu em vários outros filmes dele.
Um parte, outro fica (Un reste, L´autre part)
França, 2004, Comédia dramática, 109min, 14 anos
Direção: Claude Berri
Elenco: Nathalie Baye, Daniel Auteuil, Pierre Arditi, Charlotte Gainsbourg
Sinopse: Sobre dois casais, amigos de longa data, nos quais ambos os maridos têm casos bem antigos.
Curiosidades: Comédia intimista de “Claude Berri” (1934–2009), que também foi um importante produtor, com grandes filmes no currículo, entre eles “Tess” (1979), de Roman Polanski; “A Rainha Margot” (1993), de de Patrice Chéreau; e “Germinal” (1993), dirigido por ele próprio. O elenco de estrelas reúne de Daniel Auteuil, Nathalie Baye, Miou-Miou e Charlotte Gainsbourg até a participação afetiva de Yveette Attal, sogra de Charlotte na vida real. A canção-tema “L’un part… l’autre reste” é cantada por Charlotte Gainsbourg.
A morte num beijo (Kiss me deadly)
EUA, 1955, Crime, 106min, 14 anos
Direção: Robert Aldrich
Elenco: Ralph Meeker, Albert Dekker, Paul Stewart
Sinopse: O detetive particular Mike Hammer (Ralph Meeker) é surpreendido numa estrada por Christina (Cloris Leachman), uma loira que veste apenas um sobretudo. Ele dá carona à desesperada jovem, mas os dois acabam perseguidos, agredidos e jogados de um penhasco. Mike sobrevive e decide investigar o crime.
Curiosidades: “A Morte num Beijo” foi inteiramente filmado em menos de três semanas. Os atores Albert Dekker e Jack Lambert apareceram em papeis semelhantes como bandidos em “Os Assassinos” (1946), filme também disponível no À La Carte. O filme reúne dois atores que atuaram no clássico “Cidadão Kane” (1941): Paul Stewart (mordomo de Kane) e Fortunio Bonanova (treinador de voz de Susan Alexander).
Serviço:Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.Ou vá direto para a página de cadastro:https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signupAplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Petra Belas Artes À LA CARTE:À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

Da Assessoria