“O Baú da Dona Ivone” estreia na TV em celebração ao centenário de Dona Ivone Lara

4

O legado de Dona Ivone Lara ao samba é um colosso que não projeta sombra, mas ilumina. Ela abriu caminho para que gerações de cantoras e compositoras reivindicassem seus espaços na música brasileira. A Grande Dama foi a primeira a assinar um samba-enredo e a integrar a ala de compositores de uma escola de samba. Seu pioneirismo também está no fato de ter recebido o merecido prestígio por suas composições num tempo em que isso era praticamente reservado aos homens.

Os trabalhos dessa diva da música são retratos cantados de uma brasilidade luzente que resiste à obscuridade de parte da história nacional durante o período em que viveu. Compositora prolífera, seu cabedal ganhou ainda mais substância com a descoberta e o resgate de composições inéditas deixadas pela artista, organizadas por seu parceiro musical de longa data, Bruno Castro, no “Baú da Dona Ivone”.

Inédito na televisão brasileira, o documentário “Baú da Dona Ivone” será exibido com exclusividade pelo Music Box Brazil, canal de TV por assinatura dedicado à música brasileira. O conteúdo deriva do quarto EP de inéditas da cantora e compositora, resultante do projeto de resgate de Castro, e chega ao público abrindo as celebrações de seu centenário, a ser comemorado em abril de 2022.

O registro, que mistura representações de canções inéditas de Dona Ivone Lara e depoimentos de grandes músicos por ela influenciados, conta com a participação de Xande de Pilares, Dudu Nobre, grupo Fundo de Quintal, Pretinho da Serrinha e Dandara Mariana, que além de apresentar o documentário, canta um tributo à Grande Dama composto por Bruno Castro e Ciraninho.

Muito mudou desde que Dona Ivone desafiou as normas de seu tempo e presenteou o Brasil com clássicos cuja pujança e representatividade conquistou séquitos de fãs, muito além das fronteiras nacionais. Mas sua reverência à brasilidade, ao povo que encanta por sua alegria, mesmo ante os desencantos da realidade, permanece. Xande de Pilares, em depoimento que integra o documentário, sintetizou a importância deste legado para música e para a vida de brasileiras e brasileiros: “Dona Ivone Lara rompeu barreiras em uma época muito difícil. As mulheres, que têm a oportunidade de cantar hoje, precisam exaltar a Dona Ivone Lara, pensar nela com muito carinho e respeito. Porque tudo que nós podemos desfrutar hoje, Dona Ivone batalhou muito para conquistar”.

Da Assessoria