Pavinatto revela a face oculta de Lampião em livro que define heroísmo do cangaceiro como Fake News

0 494

Jurista e professor analisa a construção da falsa narrativa altruísta que cerca uma das figuras nordestinas mais icônicas da história

Em Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda, o jurista e professor Tiago Pavinatto mergulha na história de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e traça o perfil da figura história definida na obra como “terrorista mercenário que extorquia os ricos e destroçava a vida dos pobres”. Lançamento da editora Almedina Brasil, pelo selo Edições 70, o livro revela uma perspectiva sem romantismos do cangaceiro mais conhecido da história brasileira.

A obra se propõe a desconstruir a aura de heroísmo que muitas vezes é atribuída ao cangaceiro. Com base em uma pesquisa profunda de estudos nacionais e internacionais sobre Lampião, o autor traça um perfil minucioso que revela a verdadeira face desse personagem popular e o expõe como um psicopata, cujas ações atingiram níveis de crueldade e violência que vão muito além de qualquer interpretação idealizada.

Por meio de análises minuciosas e documentadas, Pavinatto, que não é alheio à polêmica, expõe as ações de Lampião e sua quadrilha demonstrando a amplitude das atrocidades cometidas. Os relatos de crimes vão desde roubos a estupros, assassinatos e extorsões, atividades que desmantelam as narrativas idealizadas de um líder justiceiro que supostamente roubava dos ricos para dar aos pobres.

A obra contextualiza as relações de Virgulino com as forças políticas da época, mostrando como ele foi instrumentalizado e manipulado para atender a agendas diversas. É nesse sentido que o autor sustenta a tese de que o altruísmo de “da Silva” é uma Fake News criada e difundida, a partir da década de 1920, pelo comunismo brasileiro, então capitaneado por Luís Carlos Prestes, com a intenção de canalizar o cangaço para fomentar a revolução social.

A transformação de Lampião em uma figura homenageada, laureada inclusive em eventos grandiosos como o Carnaval carioca, também é discutida por Pavinatto. Ao rebater essa reverência, ele lança luz sobre a distorção histórica que coloca um indivíduo associado a crimes brutais no centro de celebrações populares e chama atenção para o descaso com o sofrimento e a memória das vítimas desse algoz e seu bando.

Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda é um convite à reflexão sobre a construção da memória histórica. O autor desafia o leitor a se confrontar com a verdadeira face de um personagem que se tornou um mito, mostrando como a narrativa do heroísmo pode ser distorcida em nome de interesses políticos. Ao apresentar uma análise detalhada e fundamentada dos crimes de Lampião, o autor questiona as narrativas hegemônicas e incita a busca por uma compreensão mais profunda dos eventos e personagens que moldam o Brasil.

No dia 12/08, o livro foi lançado com grande sucesso em uma livraria na região central de São Paulo, atraindo milhares de admiradores do autor, ansiosos para conhecer a obra. A noite de autógrafos registrou a venda de mais de mil exemplares, tornando-se o segundo maior sucesso de vendas no Brasil em uma noite de lançamento e evidenciando o entusiasmo o público. Além disso, o título conquistou posição de destaque entre os três mais vendidos na plataforma Amazon em sua semana de lançamento.

Ficha técnica

Livro: Da Silva: a grande fake news da esquerda – O perfil de um criminoso conhecido e famoso pela alcunha Lampião
Autor: Tiago Pavinatto
Editora: Almedina Brasil, Edições 70
ISBN: 9786554271653
Páginas: 174
Formato: 23x16x1
Preço: R$ 49,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre o autor

Tiago Pavinatto é graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco, onde prepara sua Livre-Docência. Professor, advogado, palestrante, jornalista, filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político, é autor de diversos títulos publicados pelo Grupo Almedina. Tornou-se uma das maiores audiências da televisão brasileira como apresentador do talk show diário sobre política Linha de Frente e como integrante do elenco fixo de comentaristas de outro programa diário de grande sucesso, o icônico Os Pingos Nos Is, ambos transmitidos pela Jovem Pan News.

Instagram | Twitter | Youtube | Facebook: @pavinatto

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Da LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário