Premiado Longa documental ‘Colômbia era Nossa’ estreia no Amazon Prime e outras plataformas

13

O documentário “Colômbia era Nossa” (“Colombia in My Arms”), de Jenni Kivistö e Jussi Rastas já está disponível nas plataformas Amazon PrimeGoogle PlayiTunesMowies e Vimeo. Retrato íntimo sobre pessoas em pontos extremos da sociedade colombiana, o filme acompanha o pós-acordo de paz de 2016 entre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo. Através da situação de um país, o documentário reflete a condição humana em um nível universal.

“Colômbia era Nossa” acompanha personagens reais como Ernesto, um dos muitos guerrilheiros das FARC que sonham com um país melhor pelo qual lutar, mas desta vez através da política. Enquanto isso, uma apaixonada congressista de direita (María Fernanda Cabal) e um aristocrata descendente de espanhóis (Pacho) querem a extinção das FARC. Sobre o filme, escreveu o crítico dinamarquês Tue Steen Müller: “Os cineastas foram bem-sucedidos ao criar um drama tão bom quanto qualquer ficção”.

Coprodução entre Finlândia (país de origem do casal de diretores), França, Dinamarca e Noruega, colecionou 11 prêmios internacionais, incluindo o de melhor documentário nórdico em sua estreia, no 43º Festival de Gotemburgo (Suécia). No Brasil ganhou o troféu de melhor filme do 10º Festival de Cinema em Balneário Camboriú. Filme de abertura do Festival de Cinema de Direitos Humanos da Colômbia, recebeu prêmios ligados ao tema na Bolívia (Sucre), Itália (Napoli) e Polônia (HumanDOC).

A ideia original era fazer um filme poético sobre a anunciada paz. “No entanto, apesar da assinatura, o clima tornou-se difícil tanto nas áreas rurais quanto nas cidades”, relembra a cineasta Jenni Kivistö (que divide direção, roteiro e montagem com Jussi Rastas). “Sentimos que era importante começar a entender esta situação confusa. A celebrada paz já não parecia tão óbvia e a realidade se mostrou muito mais complexa”, resume. Atualmente em sua terra natal, Jenni viveu sete anos na Colômbia.

A produção durou três anos, metade dedicada às filmagens na capital Bogotá e interior, e ouviu de camponeses a figuras políticas. “Desde o começo ficou claro que iríamos fazer um documentário polifônico com vozes muito diversas, de várias vertentes da sociedade colombiana”, explica Jussi Rastas, que tem experiência como produtor audiovisual em zonas de conflito pelo mundo. “Esta foi uma oportunidade para abrir janelas para o público compreender melhor as várias realidades desta situação”, conclui.

Serviço

“Colômbia era Nossa” (“Colombia in My Arms” | “Colombia fue Nuestra”) de Jenni Kivistö e Jussi Rastas

Documentário | 91 min. | Finlândia/França/Dinamarca/Noruega

Disponível nas plataformas: Amazon PrimeGoogle PlayiTunesMowies e Vimeo

Redes sociais: Site Oficial | Facebook | Instagram

Palavra da crítica especializada:

“Um documentário que permite abandonar as paixões e ouvir opiniões que foram bloqueadas pela indignação. Um filme para parar de reagir.” (Laura Camila Arévalo Domínguez, El Espectador – Colômbia) | “Um documentário impressionante. Os cineastas foram bem-sucedidos ao criar um drama tão bom quanto qualquer ficção”. (Tue Steen Müller, crítico e ex-diretor do European Documentary Network). | “Eloquente e sensível. Qualidade onírica interrompida por ocasionais arroubos de violência”. (Nick Holdsworth, The European Documentary Magazine). | “Documentário excepcionalmente ambicioso que vai da situação de um país a uma observação universal”. Tapio Riihimäki (Diretor executivo DocPoint 2020).

Sobre os cineastas

Jenni Kivistö, documentarista finlandesa, viveu e estudou na Colômbia por sete anos. Atualmente, completa seu mestrado em realização de documentários na Universidade de Aalto (Finlândia). Seus filmes anteriores incluem o longa documental “Land Within” (2016, exibido no festival Dok Leipzig, Alemanha) e o curta “Äiti” (2016, premiado no festival Zinebi, Espanha).

Jussi Rastas, documentarista e diretor de fotografia finlandês. Viveu quatro anos na América do Sul, na Colômbia, Peru e Chile. Mestre em Meios Digitais (Universidade de Jyväskylä, Finlandia), estudou direção de fotografia na Espanha (ESCAC). Antes de iniciar as filmagens de “Colômbia era Nossa”, trabalhou como produtor audiovisual para a Cruz Vermelha Internacional em zonas de conflito e desastre na Ucrânia, Síria e África.

Créditos

Direção e Roteiro: Jenni Kivistö e Jussi Rastas

Direção de Fotografia: Jussi Rastas

Montagem: Jenni Kivistö, Jussi Rastas, Sully Reed e Antti Jääskeläinen

Trilha Sonora: Povl Kristian

Design de Som: Rasmus Winther Jensen

Produtor: Filmimaa Ltd / Markku Tuurna

Coprodutores: Les Films d’un Jour / Produtor Sébastien Tézé; Hansen & Pedersen Film / Produtor Malene Flindt Pedersen; e Medieoperatørene / Produtor Ingvil Giske

Da Assessoria