Protagonista de ‘Coupez’, exibido em Cannes, o ator francês Romain Duris marca presença no Festival Varilux 22 com dois filmes: ‘Esperando Bojangles’ e ‘As Aventuras de Molière’

0 6

Protagonizado por Romain Duris, “Coupez!” (Corta!), o filme de abertura do 75° Festival de Cannes no último dia 17, de Michel Hazanavicius, ainda vai demorar para chegar às salas brasileiras. Mas quem quiser conhecer a atuação do ator tem em junho uma oportunidade única: ele estará em duas produções no 13ª Festival Varilux de Cinema Francês, entre 21 de junho a 3 de julho, com exibição apenas nos cinemas a partir de 23 de junho. Duris é protagonista de “Esperando Bojangles“, de Régis Roinsard, e do romance “As Aventuras de Molière“, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.

Na comédia dramática “Esperando Bojangles“, de Régis Roinsard, distribuída no Brasil pela California Filmes, Romain Duris contracena com Virginie Efira, com que é casado. O casal vive sua paixão embalados por “Mr Bojangles”, sua melodia favorita na voz de Nina Simone.

Já no romance “As Aventuras de Molière“, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine, ele é Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière. O longa, de 2007, será exibido em homenagem aos 400 anos de nascimento de dramaturgo francês. Duris é conhecido do público do festival por causa dos filmes exibidos aqui no evento: “A Datilógrafa” (2012) e “O Último Suspiro” (2018).

Com mais de 50 produções audiovisuais no currículo, entre elas, “Albergue Espanhol”, “Bonecas Russas”, “Quebra-cabeça chinês”, “Paris”, Duris não pensava em ser ator e sim em seguir carreira na música. Com o diretor Cedric Klapisch fez seu primeiro filme, “Idade Perigosa”, de 1994. Já foi indicado quatro vezes ao César, como melhor ator revelação e melhor ator, entre outros prêmios. 

A edição

 A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil, traz uma programação variada com obras integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros estão comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, um clássico estará na programação.

A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.

A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site https://variluxcinefrances.com/ Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Use a hashtag: #FestivalVarilux

Twitter: @variluxcinefr 

Da Assessoria

Deixe um comentário