Salvador: 472 anos com músicas mais tocadas e arrecadação de direitos autorais

A cidade de Salvador completa 472 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 29 de março. Com as restrições por conta da pandemia do coronavírus, não será possível promover eventos para festejar a data com a presença de público, mas, em homenagem à capital baiana, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento do segmento de Carnaval na cidade.

A folia na capital baiana é uma das mais tradicionais do país e o Ecad produziu o ranking das músicas mais tocadas em bailes de carnaval, casas de diversão e eventos de rua entre os anos de 2016 e 2020. Na liderança, “A galera”, de autoria de Samir Trindade, Elivandro Cuca, Rayala, Augusto Conceição e Fábio Alcântara. No top 3 também estão “Maimbê dandá”, de Mateus e Carlinhos Brown, e “Céu da boca”, de Ronaldo Marcel.

Com o impacto da Covid-19 no setor cultural em 2020, a partir da suspensão de shows e fechamento de estabelecimentos comerciais – shoppings, hotéis, academias e outros – o Ecad também fez um balanço sobre a arrecadação de direitos autorais na cidade de Salvador no último ano. A conclusão foi que, apesar das dificuldades financeiras, a capital baiana teve uma participação de mais de 60%, em comparação aos outros municípios do estado da Bahia, no recolhimento dos valores recolhidos pela execução pública de música.

“Salvador é uma cidade multicultural e nos traz a diversidade de um dos maiores carnavais do mundo. Os eventos carnavalescos da cidade são representativos para a arrecadação de direitos autorais dos festejos. Infelizmente o cancelamento do carnaval de Salvador provocou um grande impacto em todos os setores econômicos não só da cidade, mas de todo o estado da Bahia. Ainda assim, a capital baiana foi importante na arrecadação possível no ano passado. A expectativa de todos é que o avanço da vacina nos ajude a retomar os shows e eventos para que Salvador volte a ser o polo cultural que sempre foi”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Ranking das músicas mais tocadas na cidade de Salvador nos últimos 5 anos no segmento de Carnaval (bailes, eventos de rua, clubes e casas de festa e diversão)

PosiçãoMúsicaAutores
1A galeraSamir Trindade / Elivandro Cuca / Rayala / Augusto Conceição / Fábio Alcântara
2Maimbê dandáMateus / Carlinhos Brown
3Céu da bocaRonaldo Marcel
4Cadê DalilaAlaim Tavares / Carlinhos Brown
5Na base do beijoRita Mendes / Alaim Tavares
6DandalundaCarlinhos Brown
7Toté de maiangaGerônimo / Saul Barbosa
8CachaçaPopo / Zidane / Élber / Carlinhos Brown
9AshansuMateus / Carlinhos Brown
10Berimbau metalizadoMiro Almeida / Doria / Duller

Da Assessoria