Três curtas-metragens de Curitiba são selecionados para festival internacional de animação

5

O que a investigação de um assassinato, uma égua em um planeta desconhecido e dois personagens em busca de liberdade têm em comum? Para o curso de Design de Animação do UniCuritiba – instituição de ensino superior que faz parte da Ânima, uma das principais organizações educacionais do país –, tudo!

É que os curtas-metragens “Um Dia Frio”, “Agária” e “Efúgio” foram selecionados, entre mais de 4 mil trabalhos, para o ANIM!ARTE 2021 – 16th International Student Animation Festival of Brazil.

Criado em 2001, o festival promove o intercâmbio de experiências culturais entre estudantes e é referência na mostra de produções audiovisuais, exibindo filmes de animação de mais de 90 países. “Esta é a primeira vez que o UniCuritiba tem trabalhos selecionados no festival, o que nos enche de orgulho”, diz a coordenadora do curso de Design de Animação, Ana Claudia Stangarlin Fróes.

Talentos reconhecidos

O ANIM!ARTE ocorrerá de 24 de maio a 13 de julho, em edição online. Além da mostra de filmes, a programação inclui oficinas, cursos, workshops, master classes e fóruns. O evento é o único da América Latina a integrar a Youth Cinema Network (YCN), a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil. Nos últimos anos realizou itinerâncias por países como Dinamarca, Rússia, Espanha, Estados Unidos, Moçambique e País de Gales.

De acordo com a professora Marcia Maria Alves, o curso de Design de Animação tem uma ampla produção de curtas-metragens e web séries animadas. “As aprovações no ANIM!ARTE reafirmam a qualidade dos filmes produzidos e representam uma grande conquista para os estudantes e para o UniCuritiba”, comenta.

Elaborados na disciplina de Projeto Integrador, os trabalhos foram orientados pelas professoras Marcia Alves (“Efúgio” e “Agária”) e Jani Mendonça (“Um Dia Frio”), co-orientados e supervisionados pela professora Lucina Reitenbach Viana, idealizadora do projeto pedagógico do curso e da disciplina de projeto integrador. “Essa matéria integra todas as outras em um projeto inter relacionado em que os estudantes fazem um trabalho autoral e artístico, desde a concepção até a produção e divulgação”, explica Marcia.

A professora Lucina, que supervisiona todas as produções do curso desde a primeira turma, comenta sobre o retorno internacional dos trabalhos. “É muito gratificante perceber a maturidade dos alunos e a qualidade dos filmes realizados, evidenciados pelas diversas premiações internacionais alcançadas nessa jornada, resultados sólidos que afirmam a eficácia da metodologia de ensino por projetos e do aprendizado prático baseado em problemas.”

Roteiros

“Efúgio”, dos estudantes Rilary Wallace e Jorge Bueno, narra a história de dois personagens em busca de liberdade, sejam quais forem as consequências. Ambos superam abusos físicos e psicológicos para seguir seus sonhos em épocas e lugares diferentes. “Receber a notícia da seleção no ANIM!ARTE foi uma ótima surpresa, uma felicidade imensa e mostra que o esforço de toda a equipe valeu a pena”, diz Rilary.

Antes de se classificar para o 16th International Student Animation Festival of Brazil, “Efúgio” foi selecionado para outros dois festivais: First-Time Filmmaker 2021 – Lift-Off Global Network e Filmóptico – International Art Visual and Film Festival. Quem quiser pode assistir a animação em https://www.youtube.com/watch?v=PstWcvymiLY

Dirigido por Yasmin Sawtchuk de França, “Agária” conta a jornada de Cacao, uma égua que caiu em um planeta desconhecido e, ao explorar o novo ambiente, encontra unicórnios assustados que se afugentam em uma pequena vila. No local há uma gosma verde que provoca destruição e assusta os moradores. Ao enfrentar e derrotar a geleca, Cacao é premiada pelo rei, se tornando assim um unicórnio.

“Este é o primeiro evento no qual a animação será exibida, mas estamos aguardando o resultado de outros festivais e estou extremamente feliz”, conta Yasmin. Para conferir a história de Cacao, acesse https://www.youtube.com/watch?v=qH_8uCk1ahs

Filme noir de suspense policial, “Um Dia Frio” já foi exibido em festivais de cinema no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Croácia e Rússia. Vencedor do 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos na categoria Melhor Curta-Metragem/Voto Popular, a produção chega agora ao ANIM!ARTE.

Quem assina a direção, roteiro e produção é o estudante Victor Percy, que trabalhou com outros colegas na realização do filme. “Experiências como essa são importantes porque mostram o potencial do trabalho realizado dentro do curso e demonstram o empenho e a dedicação de toda a equipe”, comemora. “Um Dia Frio” ainda não está disponível no Youtube. No momento, segue apenas em exibição nos festivais.

Da Assessoria