Websérie sobre mercado náutico é lançada no Brasil

3

O mercado náutico segue em expansão, mesmo com a pandemia. No ano passado o número de barcos vendidos cresceu 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar). Como reflexo dessa alta, a venda de produtos para embarcações também teve um aumento. Em 2020, a Catarina Náutica, empresa especializada do setor, vendeu 30% mais que em 2019. Para esse ano a empresa projeta um faturamento maior de 20%.

O crescimento nas vendas estimulou a empresa a investir em expansão, tanto que recente foi inaugurado, na cidade de Itajaí/SC, sua nova loja considerada o maior shopping náutico do sul do país. Parte dos recursos da expansão foram direcionados para levar informações sobre o setor para diversos públicos ligados à náutica.

“O crescimento da náutica está diretamente relacionado a maior profissionalização do setor. Por isso, investimos na criação de uma websérie que, além de apresentar a Catarina Náutica, sua equipe, produtos e instalações, é voltada tanto aos donos de barcos, para a tripulação, bem como para profissionais que atuam na parte de manutenção”, explica o diretor da Catarina Náutica, Roberto Deschamps.

A websérie recebeu o nome de “O mar nos une” e apresenta depoimentos de personalidades náuticas, como o velejador Vilfredo Schurmann, que participa do primeiro vídeo da série e fala sobre produtos utilizados em sua embarcação durante as suas viagens pelo mundo. 

A produção conta também com a participação de representantes de grandes marcas de peças e insumos do setor, como Bruno Neves, da Inter Coatings, e o diretor da Tubolit, Leonardo Sadcovitz, que fazem um paralelo entre a evolução do setor e dos produtos utilizados nos barcos.

Outro destaque da websérie é a entrevista do diretor da Marina Itajaí, que é uma das maiores marinas do sul do Brasil, Carlos Gayoso de Oliveira. Entre os assuntos, ele fala sobre a expectativa para a próxima edição da The Ocean Race, que será realizada em 2023 e os reflexos gerados ao setor. “Vai ser a maior Vila da Regata de todo o mundo. Será um evento como Itajaí nunca viu”, comenta o diretor da Marina.

A websérie foi dividida em quatro episódios e está disponível no Youtube, no canal Catarina Náutica.

A primeira temporada foi finalizada recentemente, com 4 episódios. Para a próxima temporada, a Catarina Náutica planeja entrevistas para divulgar ainda mais a cultura náutica de Itajaí, Santa Catarina e do Brasil.  “Já estamos em negociação com o Presidente da ANI – Associação Náutica de Itajaí, onde o objetivo será divulgar os projetos sociais de remo e vela, além do curso de Construção Naval, onde o aluno tem a oportunidade de construir seu próprio veleiro de madeira”, explica Roberto Deschamps. A segunda temporada da websérie O Mar nos Une tem previsão para iniciar no segundo semestre de 2021.

Da Assessoria