Você compra na Black Friday?

18

Você costuma esperar as promoções da Black Friday? O que você geralmente compra na Black Friday? E este ano, você vai comprar na Black Friday? A equipe do JORNAL DO OESTE foi conferir como está a expectativa dos consumidores.

Confira a enquete:

Crédito: Arquivo pessoal

“Espero ansiosamente por esta data. Aproveito este momento para comprar roupas, maquiagens de marca, produtos faciais e presentes para o Natal. Este ano, novamente, vou aderir a data e vou fazer minhas compras, desejo adquirir alguns produtos para a casa nova e os descontos estão compensando muito, vai valer a pena a espera”, afirma a estudante, Amanda Karolina Dobler Meinerz.

“Além de esperar a Black Friday, eu acompanho alguns cronogramas que encontro na internet com uma relação de produtos e quais datas eles ficam mais baratos. A Black Friday é uma ótima oportunidade para comprar livros, vestuário, eletrodomésticos e produtos de beleza em geral. Aqui, em Toledo, gosto também de aproveitar a Black Friday do varejo, como a Black Week do Shopping Panambi. Pela internet, pesquiso as melhores ofertas e fico de olho nos meus e-commerce favoritos. Cada dia tem uma promoção diferente! Só assim para garantir os produtos que estão ‘salgados’ no mercado, por um preço que compensa para o nosso bolso. Se você se programar e pesquisar, a Black Friday apresenta os melhores custos-benefícios em diversos produtos do mercado”, destaca a jornalista e empresária, Maria Luiza Hurmann.

Crédito: Arquivo pessoal

“Eu espero para comprar algumas coisas mais caras no período do ‘esquenta’ e da Black Friday. Alguns equipamentos eletrônicos ficam com preços atrativos neste período, por exemplo, estou aguardando a promoção ideal para adquirir um monitor para o computador com melhor resolução de tela. O que eu geralmente compro são jogos para o play, contudo, este ano será a vez do monitor”, destaca a estudante, Jessica Bergamini.

“Tenho notado que não são todas as lojas ou o próprio comércio em que as promoções são consideradas reais. Não costumo participar do Black Friday, principalmente, daquelas promoções que precisamos ficar em filas ou com muito movimento, enfim. Infelizmente, eu não tenho o tempo disponível, pois, geralmente, estou em horário de no serviço e também não gosto desse agito. No ano passado, por acaso, eu comprei um tênis, porque ele estava muito barato no centro de Toledo. Neste ano, acho que não vou participar da Black Friday”, revela a professora, Rejane Michels.

Crédito: Arquivo pessoal

“Eu gosto de promoções, mas não costumo aguardar a Black Friday; eu amo comprar em lojas na internet. Na minha opinião, a Black Friday é uma forma de propaganda para gerar mais vendas para as lojas físicas ou até mesmo estimular o mercado virtual. Porém, acredito que os descontos, nem sempre, são verdadeiros. Os consumidores precisam acompanhar os valores durante o ano. Também já notei que, muitas vezes, existem promoções melhores e mais atrativas que a famosa ‘Black Friday em outros momentos do ano. A Black é um dia para incentivar as compras e a escolha do mês, porque é o período de festas e muitas pessoas costumam comprar presentes de final de ano”, menciona a professora, Franciele Bock.

“Os produtos com um preço maior, como eletrodomésticos, nós costumamos acompanhar os valores durante o ano, economizamos e aguardamos a Black Friday. Geralmente, compramos na Black. Mas, os produtos, aqueles considerados para o dia a dia, nós realizamos a pesquisa de preço no comércio ou em sites e adquirimos durante o ano mesmo. Neste ano, acho que não vou participar da promoção”, menciona a manicure, Lucimara Emídio da Silva.

Dicas rápidas aos consumidores

– Faça uma lista do que você realmente precisa;

– Pesquise e compare os preços previamente;

– Confira a segurança do site;

– Cuide o prazo de entrega e o valor do frete;

– Preste atenção nas condições de troca e garantia.

Da Redação

TOLEDO