12 de Outubro: tempo de celebrar, rezar, brincar e amar

Estimated reading time: 4 minutos

Todo ano, no dia 12 de outubro, o céu parece sorrir um pouquinho mais. É o dia de Nossa Senhora Aparecida, a mãe do Brasil, e também o Dia das Crianças! Uma data cheia de orações, cores, presentes e muito carinho, onde fé e alegria caminham de mãos dadas.

Enquanto os sinos tocam em honra à padroeira do Brasil, os sorrisos infantis ecoam pelas ruas. Neste domingo, fé e infância se encontram. Uma data que inspira devoção, celebra o amor e reacende a esperança no coração de milhões de brasileiros. Em todo o país, missas, romarias e eventos especiais marcam a data, reunindo famílias em momentos de oração e de confraternização.

O bispo de Toledo Dom João Carlos Seneme explica que na história de Nossa Senhora Aparecida, três pescadores, desanimados pela pesca infrutífera, encontram a pequena imagem de Maria; sinal de que o olhar compassivo da Mãe repousa sobre os humildes. “A Mãe vê o que falta, intercede, e o Filho age”.

TRANSFORMAÇÃO – Dom João revela que Maria antes de ser proclamada bem-aventurada, ela foi evangelizada. “A Palavra de Deus entrou em seu coração e transformou toda a sua vida. Ela ouviu o anúncio do anjo, acreditou e se abriu à vontade do Pai: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38)”.

Conforme o bispo de Toledo, em Caná, Maria continua sendo discípula e ela confia em Jesus, mesmo sem compreender totalmente o “sinal” que Ele realizará. “Ela nos ensina que ser discípulo é acolher a Palavra, esperar o tempo de Deus e viver com fé o mistério da vida”.

Dom João salienta que ser evangelizado como Maria é permitir que a Palavra fecunde o coração e gere atitudes novas, humildes, de serviço e de esperança. “Maria é modelo da Igreja: escuta, fé e missão. É intercessora, porque se compadece; discípula, porque se deixa evangelizar; evangelizadora, porque leva Cristo aos outros. Celebrar Nossa Senhora Aparecida é renovar o compromisso de viver como ela: atentos às necessidades dos irmãos; confiantes na ação de Deus que transforma o ordinário em extraordinário”.

MOTIVAÇÃO – Para o pároco da Paróquia Cristo Rei Pe. Hélio Bamberg, o povo é Mariano por natureza. “A Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil e chama multidões. Muitos cristãos a veneram como mãe e seguem o seu exemplo. ‘Fazei tudo o que eles vos disser’ é uma frase do Evangelho de João (João 2:5), dita pela Virgem Maria nas bodas de Caná”.

Bamberg complementa que a sociedade vive um momento mariano. “Uma Maria que aponta para Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida plenamente. Veneramos Maria e existe motivação mais linda que as crianças? Neste dia 12 de outubro, diversas Paróquias organização celebrações com a participação das crianças da catequese e zeladores de capelinha”.

O padre enfatiza que Dia 12 de outubro é um momento profundo, lindo e emocional. “Que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe, proteja todas as pessoas”.

Neste 12 de outubro, a fé e a devoção à Padroeira do Brasil são renovadas. “Que Nossa Senhora Aparecida continue intercedendo por todos nós junto a seu Filho, Jesus Cristo. Que sua presença maternal nos fortaleça nas provações, nos inspire na caridade e nos conduza sempre pelo caminho da paz, da justiça e da esperança. Que Deus, por sua infinita bondade, abençoe o povo brasileiro e que Maria Santíssima, Mãe Aparecida, proteja com seu manto sagrado cada lar, cada coração e cada intenção”.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.