2.100 propriedades devem fazer a atualização cadastral do rebanho em Toledo

0 11

Desde o início da Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022, produtores rurais da região de Toledo estão atentos aos prazos e a importância de realizar o procedimento. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) tem registrado um volume razoável de procedimentos na primeira semana da Campanha que se estenderá até o dia 30 de junho.

O veterinário da Adapar Marcio Eidi Ogassawara comenta que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie em sua propriedade. Em Toledo, as atividades de bovinocultura, suinocultura, aves e peixes são as que predominam e a expectativa é de 2.100 propriedades rurais cadastradas façam a atualização.

“O produtor tem 60 dias para fazer a atualização do rebanho. A partir do dia 1º de julho, quem não estiver com a atualização em dia terá a movimentação animal bloqueada, isto é, ficará impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explica o veterinário ao complementar que esse documento permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

PROCEDIMENTO – A atualização cadastral deste ano segue o mesmo protocolo que foi adotado no ano passado. O produtor pode fazer o documento presencialmente na sede da Adapar preenchendo um comprovante onde ele irá informar a quantidade de animais que existem na sua propriedade de acordo com a espécie. Marcio Ogassawara cita que o produtor também pode fazer o procedimento pela internet no site do órgão onde, através de um cadastro prévio, ele terá que informar todos os dados necessários para concluir a atualização.

“A partir de 1º de julho nós fazemos um levantamento de quais propriedades não fizeram a atualização cadastral para realizar uma busca ativa. Precisamos ter 100% das propriedades atualizadas. O produtor que não fizer a atualização dentro do prazo, além de ter a movimentação animal bloqueada ele está sujeito a penalidades e multas que pode chegar a R$ 1.200 por exploração não atualizada”, esclarece o veterinário.

IMPORTÂNCIA – O Paraná foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 27 de maio do ano passado, como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

“O objetivo dessa campanha anual é para termos um panorama da quantidade de animais e quais espécies existem na região. Essas informações são importantes para, em um eventual foco de uma doença, realizarmos as ações sanitárias. Essas ações podem ser mais rápidas e pontuais quando temos um levantamento das atividades de produção animal”, conclui Ogassawara.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Deixe um comentário