Cerimônia marca os 20 anos da Subseção Judiciária de Toledo

Estimated reading time: 7 minutos

A Subseção Judiciária de Toledo celebra 20 anos neste ano. Um evento foi realizado, na tarde de quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Toledo. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Federal João Batista Pinto Silveira, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Juiz Federal José Antonio Savaris e a diretora do Foro da Subseção Judiciária de Toledo Juíza Federal Raquel Kunzler Batista participaram da solenidade. Demais autoridades judiciárias, políticas, das forças de segurança, servidores e a comunidade em geral prestigiaram o evento que foi marcado por homenagens e reconhecimentos.

Atualmente, são 5740 processos em andamento. Além disso, a Subseção presta diversos serviços, como mutirão de audiência de conciliação, audiência de naturalização, Sicopem – Execução Penal, destinação de valores e ações sociais.

A diretora do Foro da Subseção Judiciária de Toledo Juíza Federal Raquel Kunzler recorda que escolheu a localidade para ficar lotada. “Uma elaboração que trouxe para a subseção local e considero hoje um sucesso que é o Projeto de Acordos. A Vara de Toledo não estaria tão bem se não tivesse aderido a este projeto. Eu agradeço a minha equipe pela parceria, confiança e dedicação. É uma alegria imensa receber todos”.

A juíza Raquel salienta o conhecimento e a valorização pelo trabalho. Ela ainda reafirma o compromisso do Tribunal da Comunidade de Toledo. “O momento é traduzido em duas palavras: gratidão e pertencimento. Gratidão a cada um por ter dedicado um tempo. A comunidade se reuniu e se dirigiram a 4ª Região para defender que a Vara de Toledo é importante para a cidade. Em Brasília, o deputado federal Dilceu Sperafico fez um esforço para incluir o município na Lei que constituiu 183 varas federais em todo o Brasil”.

Ela recorda que era preciso instalar a Vara, mas os recursos eram limitados. “A Prefeitura de Toledo com a anuência da Câmara de Vereadores de Toledo destinou recursos financeiros para os alugueis, cedeu computadores e servidores. Foi o reconhecimento estratégico da importância da região, como um polo do agronegócio, uma área de fronteira com dinâmica complexa e acima de tudo, um lar de cidadãos que precisavam da Vara por perto”.

Conforme a juíza Raquel, a Vara Federal de Toledo foi desejada e não imposta. “Ela pertence a esse munícipio. Esse sentimento é forte entre os servidores. Celebramos mais do que passagem do tempo, celebramos a consolidação da Justiça Federal no Paraná. Para a nossa região significou uma mudança fundamental. A justiça ficou mais próxima dos jurisdicionados. Essa história não foi escrita por leis, e sim, uma história escrita por pessoas. Quem nasce em Toledo é toledano. Mas quem escolhe essa terra para viver e pertencer é chamado de toledense. Me sinto uma toledense”.

RECONHECIMENTO – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Toledo, Fabiano Bordignon destaca que a celebração é um marco no calendário. “Celebramos duas décadas de cidadania. A comemoração é a celebração de internacionalização da Justiça Federal e a instalação dessa subseção foi uma conquista histórica”.

Ele complementa que a chegada da Justiça Federal em Toledo foi a abertura de portas que garantiram o acesso mais rápido e eficaz a direitos importantes, em especial, as causas previdenciárias. “A Justiça é plena somente quando é acessível. Nestes 20 anos, construímos uma relação de profundo respeito; reconhecemos e agradecemos o empenho e a dedicação de cada um”.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Juiz Federal José Antonio Savaris enfatiza que as palavras são gratidão e comemoração. “Gratidão pela confiança que a sociedade de Toledo e região apostou na Justiça Federal”.

Ele cita que a presença da Justiça Federal em uma localidade busca respeito e afirmação do direito, a obediência ao direito, competência criminal contra crimes tributários, contra crimes de tráfico internacional passam pela competência da Justiça Federal. Ao mesmo tempo que é uma instituição parceiras de outras. “Ela é parceira com Polícia Federal, com Receita Federal, com Ministério Público, Justiça Estadual, Defensoria Pública. É uma rede de instituições que se fortalecem com a presença da Justiça Federal no município. E a presença física, é mais acesso para o cidadão, é um serviço disponibilizado com cidadão de Toledo”.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Federal João Batista Pinto Silveira pontua que é importante que a Justiça Federal esteja presente na maior quantidade de localidade possível. “Toledo era e continua sendo uma localidade estratégica dentro do estado do Paraná que comportava ter um Judiciário Federal para resolver os conflitos dessa natureza”.

Ele recorda quando houve a possibilidade de instalar a Vara no município, uma viabilidade analisada pelo desembargador federal aposentado Nylson Paim de Abreu, presidente do TRF4 à época da instalação que tomou essa decisão. “Hoje 20 anos depois temos certeza que foi uma decisão certa e também temos certeza que a Justiça Federal contribuiu bastante para o crescimento e o movimento da cidade. Temos em Toledo um Judiciário atento, ativo, competente e atuando no momento certo para resolver os conflitos que surgiram”, enfatiza.

AGRADECIMENTO – Para o prefeito de Toledo Mario Costenaro, a comemoração é um dia importante para Toledo. “Quando olhávamos o vídeo, várias pessoas falando bem da nossa cidade. É tão bom ouvir comentários positivos de uma cidade próspera e que, realmente, tem o desenvolvimento diferenciado. Como é bom quando percebemos que o reconhecimento é dado ao povo e se permite ou se aproxima do nosso cidadão conferindo os melhores benefícios”.

Costenaro enfatiza que foi falado sobre cooperação e é importante reforçar o diálogo. “Que o diálogo continue se fortalecendo entre as instituições. Precisamos avançar e o modelo apresentado pela Justiça Federal no Paraná deve ser usado como exemplo. Devemos buscar a integração, pois é ela que traz o fortalecimento do senso de pertencimento”.

O presidente da Câmara Municipal de Toledo Gabriel Baierle pontua que cada pessoa é responsável pela busca da autonomia. “São responsáveis por aproximar dessa interiorização para se aproximar da população e atender, realmente, a comunidade. Nós temos só agradecer a quem celebra a história da Justiça Federal em Toledo, conclui”.

Da Redação

TOLEDO

São 18 municípios jurisdicionados

Assis Chateaubriand, Diamante D’Oeste, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Toledo, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste. Guaíra na matéria previdenciária.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.