Facitol: 45 anos da primeira faculdade de Toledo

Estimated reading time: 10 minutos

Um legado que ultrapassa as salas de aula e laboratórios. Uma história de construção e de contribuição para o desenvolvimento da região. Em 2025 é celebrado 45 anos da primeira faculdade de Toledo, a Facitol que posteriormente se tornou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.

Durante esse tempo, a instituição se consolidou como referência em ensino público de qualidade, pesquisa científica e projetos de extensão que transformam a realidade de comunidades em todo o Oeste do Paraná. Mais que uma universidade, a Unioeste se tornou um patrimônio da comunidade, símbolo de conhecimento e oportunidades.

Em 19 de agosto de 1980 foi criada a Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto (Facitol) no município de Toledo. Autorizada pelo então presidente João Batista Figueiredo ela foi resultado de um movimento liderado por empresários, religiosos e políticos da época, abarcando relevantes parcelas da sociedade civil organizada, com o objetivo de implantar o ensino superior no município. Com a Faculdade de Filosofia, criada em 1979, a Faculdade de Ciências Econômicas compõe um dos cursos pioneiros na construção do ensino superior em Toledo.

CRIAÇÃO – O processo de criação dos cursos de Ciências Econômicas e de Filosofia envolveu grande parte, senão toda comunidade do município no longínquo ano de 1979. Segundo documentos da época, a primeira ação mais concreta na direção da efetiva criação dos cursos aconteceu no dia 27 de dezembro de 1979, com a assembleia geral de constituição da Faculdade de Filosofia de Toledo, que resultou logo, num momento a seguir, na primeira instituição de Ensino Superior de Toledo, a então Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (FUMEST), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (Facitol).

A implantação da instituição ocorreu por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), cuja proposta inicial era a da criação de três faculdades: Filosofia, Economia e Direito. Assim, na data de 22 de janeiro de 1980 foi oficializada a Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (FUMEST), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (Facitol), título da faculdade municipal.

Na data de 19 de agosto de 1980, o então presidente da República General João Batista Figueiredo autorizou a criação da Facitol, sendo efetivamente criados o Curso de Ciências Econômicas e o de Filosofia no município de Toledo. Posteriormente ocorreu na região Oeste do estado um movimento de união das faculdades municipais da região e em 1986 deu-se a criação da Unioeste como Fundação Estadual.

No ano seguinte, 1987, o Governo do Estado a transformou em Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Funioeste, como um procedimento de estruturação do que seria posteriormente a Unioeste, assim em 23 de dezembro de 1994 a Unioeste é então reconhecida como uma Universidade, a primeira multicampi do Estado do Paraná. A aula inaugural dos dois cursos ocorreu no dia 1º de outubro de 1980.

LEGADO – O professor e doutor em Desenvolvimento Regional Moacir Piffer é o docente mais antigo da Unioeste, campus Toledo, com 43 anos de casa. Ele participou dos primeiros passos do curso de Ciências Econômicas. Na época, a existência de um curso superior na cidade era a realização de um sonho e a oportunidade de expansão. “A Unioeste tem uma simbologia e um significado de unir o Oeste. Foi o maior capital social que surgiu em toda a minha vida, com a união dos empresários, estudantes, da Igreja e a comunidade em geral”.

Piffer destaca a excelência da Universidade ao longo dos anos no ensino, na pesquisa e nos programas de extensão. “A Universidade tem proporcionado ensino de qualidade, conhecimento e pesquisa que contribuem para o desenvolvimento da região. Professores altamente preparados e atualizados tanto na graduação quanto na pós-graduação”.

E a Unioeste foi a precursora do ensino superior em Toledo. Piffer destaca que através dela outros cursos superiores chegaram ao município, contribuindo para que a juventude permanecesse na região e para o crescimento e desenvolvimento local. “Eu vejo a Unioeste como a mãe de todo esse crescimento e desenvolvimento na formação e qualificação profissional e de conhecimento que temos na região Oeste. Hoje a geografia está contemplada pela Universidade que trouxe todos os outros cursos que fazem parte desse conjunto com grande qualidade profissional”.

Com 43 anos de história, Moacir Piffer encontra nos corredores na Universidade colegas de trabalho que um dia foram seus alunos e para ele é uma satisfação poder contribuir com a história de uma das universidades mais importantes do estado. “Hoje eu me sinto satisfeito no legado histórico. Eu me sinto muito realizado pelo trabalho feito. Não foi fácil no início, mas vemos que conseguimos fazer o desenvolvimento integrado do Oeste do Paraná”, esclarece.

Para a diretora geral do campus, Patrícia Stafusa Sala Battisti, a história da Unioeste, campus de Toledo, é indissociável da coragem e da visão dos homens e mulheres que, com a implantação da antiga Facitol e dos cursos, inicialmente de Filosofia e Ciências Econômicas, abriram caminho para o Ensino Superior Público na região.

“Essa conquista foi um marco para Toledo e para todo o Oeste do Paraná, pois criou um ambiente fértil para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico. E a Unioeste ainda ganhou força com outros cursos que se seguiram e a criação de um centro de engenharias que atualmente tem uma contribuição muito forte na pesquisa e inovação. A partir desse movimento, também se estruturou um ecossistema de ensino mais amplo, no qual instituições públicas e privadas coexistem e colaboram, fortalecendo a formação de profissionais e a produção de conhecimento, além de movimentar a economia da cidade de Toledo. Essa trajetória revela um amadurecimento contínuo e um senso de comunidade que moldaram a identidade da cidade e de sua gente”, finaliza.

Um legado de ensino, conhecimento e transformação

Nestes 45 anos de existência o Curso de Ciências Econômicas cumpriu com destaque suas funções e tarefas, proporcionando uma relevante contribuição ao desenvolvimento do município de Toledo bem como de toda da região, do estado e do país, com a colocação para a sociedade e para o mercado de mais de 800 profissionais devidamente formados, qualificados para uma atuação mais efetiva e relevante na sociedade.

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas Valdir Antonio Galante destaca que os cursos pioneiros da Universidade e os demais que surgiram capacitam pessoas a atuarem em diversas áreas profissionais, sem que seja necessário viajar para outras cidades ou estados, mantendo recursos financeiros e pessoas na região, além de atrair estudantes de outros locais para estudarem em Toledo.

E apesar dos desafios ao longo dos anos “a grande família Unioeste segue na sua missão de formar pessoas, investigar a realidade local e regional e interagir com a sociedade, que é nossa razão de existir”.

CONTRIBUIÇÃO – No início, o Curso de Filosofia, com a Facitol, tinha como preocupação a estruturação da faculdade. Já nos anos 1990, o curso passou por uma fase de definição do seu perfil com a chegada de professores de outras regiões. Em 2004, o mestrado de Filosofia foi aprovado no campus, e teve seu início em 2005. Já o doutorado iniciou em 2015. Um evento que ajudou muito foi o Simpósio de Filosofia, que começou em 1996, se configurando como espaços de pesquisa e de inserção na comunidade filosófica nacional e internacional.

Para a coordenadora do Curso de Filosofia Celia Machado Benvenho, o processo histórico da implantação do ensino superior em Toledo não se tratou apenas de uma decisão acadêmica, mas de um movimento comunitário e pastoral, que reconheceu na educação superior uma via legítima de promoção humana, formação intelectual e compromisso com o desenvolvimento regional.

“A criação do Curso de Filosofia na cidade de Toledo, no dia 1º de agosto de 1980, está profundamente entrelaçada com a história da constituição do ensino superior no Oeste do Paraná e com o papel ativo da Diocese de Toledo nesse processo. A história desses 45 anos do curso de Filosofia está diretamente vinculada à compreensão do ensino superior como expressão de modernização local e instrumento de desenvolvimento social”.

Ela destaca que atualmente, o Curso de Filosofia tem alcançado um excelente aprimoramento acadêmico, tendo, além dos cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, os cursos de pós-graduação Mestrado e Doutorado e inserção internacional, com amplo leque de pesquisas e ações de ensino e extensão. “Seguimos contribuindo para a formação qualificada de quadros pensantes, críticos e criativos para a Igreja, ao mesmo tempo que formamos professores e pesquisadores com formação filosófica heterogênea”, enfatiza.

Atualmente, a Unioete, campus de Toledo conta com os seguintes cursos de graduação: Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Tecnologia em Aquicultura/Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Filosofia (Licenciatura e Bacharelado); Química (Licenciatura e Bacharelado); Secretariado Executivo Trilíngue; Psicologia e Serviço Social. Ainda são ofertados 14 cursos de pós-graduação. A diretora geral do campus, Patrícia Stafusa Sala Battisti, destaca que a Unioeste é um pilar essencial para o desenvolvimento de Toledo e da região.

“Nossa atuação vai além da formação de profissionais qualificados: a Universidade é espaço de produção de conhecimento, de incentivo à pesquisa, de integração com a comunidade e de promoção da cidadania, além de espaço de inclusão. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuímos para a transformação social, fortalecendo setores econômicos, culturais e ambientais. O crescimento das diversas áreas do saber, sem hierarquias entre elas, demonstra o amadurecimento da universidade e o compromisso coletivo com o desenvolvimento regional. Parabenizar todas e todos que, ao dedicarem suas vidas ao conhecimento, constroem diariamente a história e a relevância da Unioeste para Toledo”, conclui.

 Com informações da Assessoria*

*Da Redação

TOLEDO      

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.