Inovar foi preciso

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Se no início de janeiro a preocupação dos comerciantes, prestadores de serviços, entre outros setores era o número de feriados prolongados de 2020, em março tudo mudou. Decretos com restrições e determinando a suspensão de atividades consideradas não essenciais fez com que a economia tomasse novos rumos e, consequentemente, tirou muitos empreendedores da ‘zona de conforto’.

A expectativa é grande, contudo, não basta reabrir as lojas, voltar com os atendimentos normais – que em boa parte já não são como antes – para que o consumo normalize e os números finais sejam equivalentes ao mesmo período do ano anterior. Afinal, a Covid-19 ainda faz vítimas, ela ainda não tem cura e o isolamento social ainda é uma realidade de diversos públicos.

Enquanto os empreendedores buscam criatividade para atrair a clientela com atendimentos diferenciados, formas variadas de pagamento, produtos de qualidade, existem aqueles clientes que permanecem sem comprar, pois têm receio de sair de casa – e isso é uma opção de cada um, afinal, cada pessoa sabe como é melhor cuidar de sua saúde – e frequentar locais fechados. Outra parcela, aquela que continua ativa economicamente, tem receio de um possível desemprego e o medo do endividamento.

Com tantas incertezas como manter ativo o ritmo da economia e ao mesmo tempo não perder o foco na prevenção ao novo coronavírus? Foi preciso se reinventar. Partir para atendimento delivery, com hora marcada, personalizado, vendas online e outras alternativas que a criatividade do brasileiro colocou para funcionar.

Sair da ‘zona de conforto’ exige determinação, inovação e coragem. Tudo isso precisa estar atrelado aos cuidados com a limpeza e desinfecção de objetos compartilhados, respeitando a distância segura entre as pessoas dentro do local, oferecendo equipamentos de segurança para seus colaboradores, entre outras medidas.

Para sobreviver é preciso se reinventar. Mesmo com tantas regras e restrições, o atendimento não pode ser prejudicado. São tempos de mais negociações, mais conversas, mais criatividade, mais atendimentos personalizados, afinal cada cliente é e precisa se sentir único.

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