UBS de Vila Ipiranga ficará sem atendimento ao público durante esta semana

0 31

O Departamento de Atenção Primária, da Secretaria Municipal da Saúde de Toledo (SMS), informa que a Unidade Básica de Saúde de Vila Ipiranga (UBS) não abrirá durante esta semana, retomando as atividades na próxima segunda-feira (31). A decisão é motivada pelo número insuficiente de profissionais para o atendimento ao público.

Desde a última quinta-feira (20), a unidade também estava recebendo pacientes de Dois Irmãos, distrito cuja UBS foi fechada pela mesma razão e assim permanecerá até 7 de fevereiro. “A enfermeira que supervisiona ambas as unidades é a mesma e ela está de férias, e, por estar de viagem, não é possível chamá-la agora. As técnicas de enfermagem de Dois Irmãos e Vila Ipiranga estão em atestado médico. Com esta situação, a médica que atende estas unidades foi transferida temporariamente para a UBS do São Francisco, que é onde percebemos a maior necessidade de atendimento”, explica a diretora de Atenção Primária da SMS, Sirlene Dela Torre.

Sirlene observa que, neste momento, não é possível referenciar a população para alguma outra UBS. “Temos um grande número de servidores afastados em razão do aumento de casos de Covid-19 em Toledo e é impossível promovermos remanejamentos de profissionais entre as unidades. Sendo assim, os pacientes de Vila Ipiranga e Dois Irmãos, a exemplo dos demais munícipes, deve, se estiver com sintomas respiratórios, procurar o PAM [Pronto Atendimento Municipal] se tiver 13 anos de idade ou mais ou a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] se tiver até 12 anos. A UPA também é o destino para casos gerais de urgência e emergência”, detalha. “Por se tratar de procedimentos eletivos, as equipes das UBS, assim que voltarem ao trabalho, vão entrar em contato com quem tinha consulta agendada neste período em que as unidades ficarão fechadas a fim de remarcar o procedimento para outro dia e horário”, pondera.

Da Prefeitura de Toledo-PR

Deixe um comentário