Após renúncia, Daniela Brandini é a nova presidente do Conselho de Saúde

0 19

Com a finalidade de oportunizar uma nova gestão para o Conselho Municipal de Saúde de Toledo (CMS), o então presidente do órgão, Teomar Roque Jantsh, decidiu renunciar ao cargo. Na reunião ordinária, realizada na noite de terça-feira (22), a conselheira Daniela Aparecida Pollis Brandini foi escolhida – pela maioria – para estar à frente dos trabalhos do Conselho. A Resolução nº 05/2022, que aprova a recomposição da Mesa Diretora Executiva para o quadriênio 2020/2024 do Conselho, foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (23).

Jantsh conta que quando assumiu como presidente o seu principal objetivo foi unir os conselheiros. “Nós vivemos alguns momentos conturbados dentro do órgão, principalmente, entre o final e o início das gestões do Município. Sempre existem interesses diferentes e diversos”, recorda.

Diante deste cenário, o papel do presidente foi intermediar o diálogo entre as partes envolvidas. “Eu não tenho e nunca tive pretensão política ou sou filiado em algum partido. Não uso ‘palanque’ e não produzo ‘palanque’ para ninguém. Aceitei a condição de ser presidente e colaborei sempre que possível”, afirma o ex-presidente ao complementar que “dentro do possível também desenvolveu um bom trabalho e conseguiu apaziguar os ânimos”.

Uma conquista na gestão de Jantsh foi a nova sede do Conselho de Saúde. “Ter uma sede para realizar as nossas atividades era o maior desejo dos conselheiros. Por duas gestões, buscávamos esse espaço. Nós visitamos diversos locais e, após uma reunião com a administração, nós chegamos aqui”.

O ex-presidente do órgão comenta que não se via exercendo essa função e, tampouco, se sentia à vontade na mesa. “Sou participativo no Conselho e atuo no que for necessário. Vivemos a pandemia e tentamos intermediar as decisões. Agora é a vida que segue. Vou seguir contribuindo com o órgão. Um dia para agradecer o envolvimento de todos os conselheiros”.

Teomar não será mais o presidente do Conselho, porém ele foi escolhido para ser o representante do órgão no COE. “Não deixarei de ser conselheiro. Sempre estarei disposto para contribuir. Sempre vou procurar o melhor para a saúde pública”.

UNIÃO – A conselheira Daniela Aparecida Pollis Brandini assume a presidência. Ela participa do Conselho há seis anos e iniciou sua atuação como suplente. Daniela relata que pretende manter a união do grupo. “Sozinha não consigo fazer nada. Atualmente, os trabalhos das Comissões estão em andamento e eles funcionam bem. Além disso, os conselheiros apresentam as suas demandas para conversarmos nas reuniões e as decisões são em conjunto. Ser presidente é uma formalidade; espero contar com o apoio de meus colegas”.

Daniela salienta que o Conselho é um órgão importante para o município de Toledo. “Unidos construiremos um espaço bom e ideal para a sociedade. As decisões de um presidente não são tomadas sozinhas, e sim, entre o grupo. Eu darei sequência ao trabalho do Teomar e, de acordo com as possibilidades, agregaremos novas ideias”, destaca.

A nova presidente enfatiza que o mais importante agora é manter os conselheiros unidos e participativos. “Nós estamos com novos conselheiros e participativos. Assim queremos permanecer”.

Para a presidente, o maior desafio é mostrar para a atual administração que o Conselho não é um inimigo. “Ele serve para ajudar e mostrar a ‘saída’. Parto do princípio que o Conselho é uma ferramenta para apresentar à gestão as necessidades da comunidade, pois ela não consegue estar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou dialogar com todos os usuários da Saúde. O Conselho vai mostrar para a gestão onde existe a falha, o acerto e quando é possível melhorar”, finaliza Daniela ao comentar que nesta quinta-feira (24), ela deverá presidiar a reunião extraordinária do Conselho. Em pauta, a apresentação das ações, dos investimentos e dos gastos em Saúde referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. A 3ª audiência pública quadrimestral acontece nesta sexta-feira (25), às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Toledo.

Da Redação

Deixe um comentário