Coluna do Editor 09/01/2021

0

Visita

O amigo Sergio Luiz Herket, o Boi, visitou o Jornal do Oeste nesta sexta-feira. Veio trazer um exemplar do seu livro de histórias infantis para me servir de inspiração, já que estou começando a rascunhar algo neste sentido.

Dificuldades

Conversamos sobre o mercado de livros em Toledo e sobre as dificuldades que os autores locais enfrentam para levar adiante alguns projetos. Ele, por exemplo, está com um encalhado sobre a história do esporte na cidade até 1996, quando foi criada a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Futsal

Ah, claro, falamos ainda sobre outra paixão que temos em comum: o futsal!

Tratoraço

Na quinta-feira (7), produtores rurais e entidades paulistas do setor agropecuário realizaram um “tratoraço” para protestar contra elevações do ICMS sobre diversos itens e insumos, que deixam mais caro os custos de produção e consequentemente os preços dos alimentos. O governador de São Paulo, João Dória, recuou dos aumentos. “É inaceitável aumentar impostos sobre os alimentos. Parabenizo os produtores e a Federação da Agricultura de São Paulo pela manifestação e pela demonstração de força, que surtiu o efeito benéfico para toda a população”, comentou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

Manifestação

Tratoraços foram registrados em diversas cidades de São Paulo, como Ribeirão Preto, Piracicaba, Holambra, Limeira, Atibaia e Marília. Muitos carregavam a bandeira do Brasil. Mais de 100 sindicatos rurais, entidades e cooperativas apoiaram a manifestação.

O problema

O aumento fazia parte de um pacote de ajuste fiscal aprovado pela Alesp (Associação Legislativa do Estado de São Paulo) em outubro de 2020. Cerca de 20% dos benefícios tributários concedidos pelo Estado a determinados setores seria cortado, concedendo um aumento de caixa de R$ 8 bilhões. Doria voltou atrás e cancelou as modificações nos setores de alimentos, medicamentos e insumos agropecuários.

Curso

O povo quer saber se os vereadores eleitos de Toledo já passaram pelo curso de captação sobre como escrever homenagens, até porque a legislatura passada bateu o recorde de Moções de Aplauso.

Água

A Sanepar informa que serão feitos serviços de melhorias operacionais e de substituição de registro no reservatório elevado do Jardim Panorama, em Toledo, na próxima terça-feira (12). Os trabalhos iniciam às 8 horas e devem se estender até ao meio dia. Nesse período, pode faltar água nas regiões do Jardim Panorama e no Jardim da Mata.

Imprevistos

Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança, fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior.

Erramos!

Na edição de ontem, um título saiu como sendo Bando de Leite. Evidente não se tratar de nenhuma quadrilha especializada em assaltos a laticínios, muito menos um projeto na cadeia leiteira. O correto seria Banco de Leite. Erramos!