Coluna do Editor 09/04/2021

0

Visita

O presidente do Democratas em Toledo, Lucio Mauro Elger, visitou o Jornal do Oeste nesta quinta-feira (8). Falou sobre o futuro político e acredita que muitos partidos terão dificuldade na próxima eleição em função do fim das coligações. “Será mais ou menos igual para vereador”, comparou Lucio.

Emoções

O bispo da Diocese de Toledo, dom João Carlos Seneme, escreveu sobre o Dia do Jornalista. “Poucos conhecem a carga de emoções que o jornalista vive no seu cotidiano. São altos e baixos vertiginosos que os levam da alegria à reflexão da profissão e em paralelo a isso está o compromisso de informar com isenção. Em tempos de pandemia, com zelo e cuidado, são valorosas as iniciativas de jornalistas que mostram o rosto da sociedade solidária e caridosa com quem está mais vulnerável. Feliz da profissão que é exercida a partir dos princípios do bem comum, da solidariedade e da fraternidade.

Inspiração

“Inspirados nas palavras do Papa Francisco, dirigimos a mensagem aos jornalistas que praticam a cultura do encontro expondo em suas notícias, reportagens, documentários, fotografias, enfim, conteúdos construtivos para a sociedade e seus indivíduos”, ressalta o bispo de Toledo.

Vozes

“Escreve o Santo Padre por ocasião do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais: ‘O próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão. Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade’”, finaliza dom João.

Representação

Ricardinho dos Santos recebeu o convite dos deputados Alexandre Amaro (estadual) e Haroldo Marints (federal) para ser o representante de ambos na região. Uma das primeiras ações de Ricardinho foi marcar uma agenda com os deputados do Republicanos com o prefeito Beto Lunitti e colocar toda estrutura dos mandatos em benefício de Toledo.

Candidato

Há alguns dias o deputado federal Giacobo esteve em Toledo e conservou de maneira bastante intensa sobre a possibilidade do PL ter um candidato a deputado estadual por Toledo.

Animosidades

Por falar no PL, o clima anda ‘azedo’ dentro do partido. Desde a eleição passada muita coisa mudou no partido que conseguiu fazer uma bela bancada dentro da Câmara de Toledo, entretanto, fora a coisa anda quente.

Politicagem

De novidade nada da visita dos secretários de estado Beto Preto (Saúde) e Marcel Micheletto (Administração) ao Hospital Regional esta semana. Pareceu muito mais um encontro apenas para inglês ver, com direito a flashes e muito discurso. Mais uma vez. Com o andar da carruagem e as obras sendo executadas, é muito provável que o hospital seja concluído ainda este ano, no máximo em 2022. Depois é ver quem fará a gestão do local.

Inacabada

Certo estava o ex-prefeito Lucio de Marchi quando dizia: Até que se façam todas as reformas necessárias não abre o Regional”. E assim tem de ser. Não tem como fazer gestão de uma obra inacabada.

Dinheiro

A Secretaria da Fazenda prevê uma receita de R$ 48,3 bilhões para 2022, segundo versão preliminar do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o ano que vem. A proposta que precisa ser encaminhada ao Legislativo até o dia 15 de abril, define as metas e prioridades do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que começa a ser elaborado na metade do ano e deve ser remetido à Assembleia Legislativa até 30 de setembro.