Líderes comunitários

6

Nesta quarta-feira (5) se comemora o Dia do Líder Comunitário, uma figura nem sempre reconhecida pelo trabalho realizado e pelo esforço em promover mudanças – geralmente para melhor – nas comunidades onde atuam. Geralmente porque nem sempre alguns líderes pensam apenas no benefício coletivo, mas sim no uso pessoal que os eventuais cargos podem oferecer. Felizmente estes são exceções, porque os verdadeiros líderes pensam nos outros e no crescimento conjunto, deixando de lado eventuais egos e desejos pessoais.

Em Toledo há muitos bons líderes comunitários, estejam eles em grandes associações ou cuidando da própria rua. Fato é que a cidade deve muito a homens e mulheres desprendidos e que pensam no coletivo, verdadeiros agentes de transformação, que cobram, exigem, brigam, lutam e se esforçam. Pessoas cujo objetivo é reformar uma sala de aula, asfaltar uma rua, plantar uma árvore, tapar um buraco, mudar o sentido da rua, aumentar a quantidade de ônibus, contratar profissionais, enfim, não importa a ação, mas sim o quanto algumas pessoas são obstinadas em atingi-la.

Líderes comunitários são essenciais para o desenvolvimento em sociedade, afinal, não fossem as cobranças feitas sobre os ocupantes de cargos eletivos – nas suas mais distintas esferas – certamente haveria muito mais problemas num país como é o Brasil, onde nem sempre o poder público dá a resposta certa e no tempo certo.

Uma pena que em Toledo este trabalho comunitário tenha perdido um pouco com a politização em torno da União Toledana das Associações de Moradores, as quais também perderam um pouco sua importância em alguns bairros justamente porque os verdadeiros líderes preferem fazer seu trabalho de maneira anônima e não pensando numa eleição ou em apoiar este ou aquele candidato.

Mas há muitos bons exemplos de entidades lideradas com resultados excelentes, seja na área urbana ou na rural de Toledo, onde é possível perceber claramente o trabalho realizado em prol da comunidade. Parabéns aos verdadeiros líderes comunitários pelo seu dia e que mais e mais líderes surjam inspirados nos bons exemplos.