Coluna do Editor 14/07/2021

4

Extra

Está prevista para hoje (14), às 9 horas, a votação em segundo turno do Projeto de Lei 57, aprovado em primeiro turno na segunda-feira. O placar dificilmente deverá mudar, salvo algum vereador tiver uma crise de consciência para mudar o voto dado no início da semana. A proposta pretende fazer uma reforma ampla dentro do quadro da Prefeitura de Toledo, acabando com secretarias importantes, como Agricultura, Políticas para Mulheres, Juventude e Comunicação Social, além de distribuir funções gratificadas que, na prática, irão aumentar o gasto com pessoal. A votação vai acontecer em sessão extraordinária.

Surpresas

Confesso ter ficado surpreso com o posicionamento de alguns vereadores, como Marcelo Marques (Patriota), por exemplo, que se elegeu com base na Renovação Carismática e, na prática, está votando pelo fim de pastas que apoiam a juventude. E o que dizer de Marly Zanete, mulher e agricultura, que votou a favor do projeto que acaba com as duas pastas.

Discurso

Aliás, só discurso de alguns vereadores. Quem diz ser da agricultura votou contra a agricultura…quem diz ser a favor da juventude votou contra a juventude…quem diz ser mulher votou contra a mulher…e segue o baile! Do crioulo doido!!!

Manobra

O que está por trás dessa manobra?

Máquinas

Por acaso não seriam máquinas da Prefeitura de Toledo que há dias trabalham no distrito de Novo Sarandi? Ou seriam?

Cargos

Também não seriam cargos modificados recentemente numa ‘mini reforma’ administrativa feita pelo prefeito Beto Lunitti, com grande interferência do vice Ademar Dorfschmidt e do líder de governo na Câmara, Dudu Barbosa. Ou seria?

Onde andas?

A pergunta que não quer calar é: Por onde andas nobre vereador Careca? Sumiu, ninguém sabe…ninguém viu…

Prática antiga

A prática de não aparecer em votações importantes não chega a ser novidade na história do Legislativo de Toledo. Voltando num passado nem tão distante assim, é só lembrar da escolha da presidência da Câmara, quando o ex-vereador Manoel Rosa de Lima, o Lila, sumiu na escolha de Rogério Massing.

Auxílio emergencial

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, garantiu ao deputado Michele Caputo (PSDB) que os agentes culturais também serão incluído na lista de atividades que têm direito a receber o auxílio emergencial no Paraná. Além disso, o encontro envolveu a negociação de outros mecanismos para auxiliar os trabalhadores da cultura afetados pela pandemia de Covid-19.

Covid

No último fim de semana parecia que Toledo estava livre da Covid-19, tamanha a agitação na cidade e a quantidade de pessoas sem máscara nas ruas. Fiscalização que é bom…

Mortes

Até domingo a cidade somava 385 mortes por causa da doença desde o início da pandemia, entretanto, aí vai um dado estatístico alarmante: de 26 de maio a 26 de junho foram registrados 61 óbitos em Toledo, ou seja, 63,5 % do total do ano passado inteiro. A média de óbitos por Covid este ano está na marca absurda de 46 óbitos/mês. Nesse ritmo fecharemos julho com pelo menos 400 mortes.

Capela

Está marcada uma Audiência Pública para o dia 18 de julho, às 8h30, nas dependências da Igreja Matriz Menino Deus, Rua Porto União nº 901, para apresentação de propostas para implantação de Capela Mortuária na região do Jardim Porto Alegre.

Assistência Social

A XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Toledo está marcada para o dia 13 de agosto, com início às 8 horas, através de plataforma digital de videoconferência, com acesso por link a ser disponibilizado previamente aos inscritos nas Pré-Conferências. O tema central será: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

Ferroeste

A Assembleia Legislativa deve encerrar os trabalhos do primeiro semestre hoje (14), antes de iniciar o recesso parlamentar de julho. Na pauta de votação, está uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo que permite a concessão de serviços de transporte ferroviário e aquaviário intermunicipais. O objetivo é permitir a concessão da Ferroeste.