Palestras para profissionais de saúde e a população marcam o Julho Amarelo

11

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Toledo e a Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (LACCAD) do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Toledo, vai promover duas palestras alusivas ao Julho Amarelo. A campanha tem por finalidade ampliar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites e as ações reforçar o cuidado com o uso abusivo de medicamentos, uma das causas da doença. 

A professora da UFPR e médica cirurgiã do aparelho digestivo, Amanda Castelo Branco Contente, vai conversar com a população por meio de uma live transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Toledo na quarta-feira (21), a partir das 19h. “É preciso orientar a população sobre os cuidados em relação ao abuso no consumo de medicamentos. A pandemia trouxe este alerta. Estamos percebendo que muitas pessoas, em especial as que necessitaram de internamento hospitalar, apresentaram problemas hepáticos. Esse fator ligou o alerta”, comenta Amanda.

Na quinta-feira (22), às 16h, o trabalho será com os profissionais de saúde e acadêmicos de Medicina. A participação vai proporcionar uma certificação emitida pela UFPR e é necessária a inscrição antecipada. O palestrante será Raymundo Paraná Ferreira Filho, uma das principais referências em hepatologia no Brasil. Além de médico, Raymundo possui doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, onde leciona atualmente. Raymundo Paraná também presidiu, de 2018 a 2020, a Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado.

De acordo com a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, a parceria para realização do evento dá a devida importância à prevenção. “A Universidade tem sido uma grande parceira em diversas situações. Agora, por causa do mês de prevenção das hepatites, os próprios acadêmicos suscitaram a ideia de orientar a população sobre os riscos da automedicação e o uso indiscriminado de remédios”. Gabriela ainda destacou o empenho dos Departamentos da Secretaria de Saúde e o trabalho da Secretaria de Comunicação Social na divulgação e transmissão do evento. 

Sobre a palestra do médico Raymundo Paraná, Gabriela disse ser importante que os servidores municipais sejam orientados e utilizem os conhecimentos no dia a dia das unidades de saúde. “É um profissional altamente gabaritado para tratar o assunto. Temos a certeza que será de grande valia as informações que serão repassadas”, concluiu. 

Julho Amarelo

O Julho Amarelo é voltado para a conscientização das hepatites virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte.

Da Prefeitura de Toledo-PR