Vice-governador prestigia entrega oficial da reforma da Cozinha Social

9

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve em Toledo ontem (29). Piana aproveitou a visita para prestigiar a entrega oficial da reforma da Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social). Além disso, fez o repasse simbólico de veículos e equipamentos para a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol) e recebeu das mãos do prefeito, Beto Lunitti, a entrega do projeto do Banco de Alimentos. Piana estava acompanhado de uma comitiva compostas por diversas autoridades.

A obra de readequação da Cozinha Social ocorreu devido o termo de convênio entre o município e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) firmado na data de 14 de dezembro de 2018. O termo de convênio   também contemplou a modernização de sete restaurantes populares. O valor de investimentos foi de R$ 1.550.350,62 – R$ 50 mil de contrapartida do município.

“O Estado mesmo sem estar ofertando a merenda nas escolas, decidiu continuar comprando os alimentos da agricultura familiar e fornecer para as famílias irem buscar, toda a semana, a quantidade destinada a cada uma”, relatou o vice-governador ao salientar que o retorno dos trabalhos da Cozinha Social beneficia aqueles que precisam e também os produtores e, dessa forma, favorece a todos.

A Cozinha Social é responsável pelo fornecimento das refeições para as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), restaurantes populares e demais instituições que possuem vínculos com o município. Para o prefeito, Beto Lunitti, a conclusão das obras e a retomada das atividades apontam a importância desse serviço.

ALIMENTOS QUE SUSTENTAM – “São ações que transformam a vida das pessoas. Além da elaboração dos pratos, quem trabalha aqui também coloca amor. É preciso fazer o reconhecimento de que nenhum governo se sustenta sem olhar para trás, reconhecer o trabalho do ex-prefeito e deputado, Schiavinato (in memorian)”, recordou o prefeito ao mencionar que aquele governo iniciou os projetos que envolvem os restaurantes sociais de Toledo.

Sobre os trabalhos da Cozinha Social, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, enalteceu a importância de o município ter um local adequado para a preparação dos alimentos. “O preparo das refeições que vão para o Restaurante Popular é para receber gente que precisa, com carinho. É um prato que atende as necessidades mínimas do organismo. Não é vergonha receber essa refeição que é completa”.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO – A Cozinha Social tem capacidade para produzir 2.500 refeições diárias para os restaurantes populares, 10.500 para merenda escolar, cinco mil lanches pela Panificadora Social e mais de mil litros de suco e leite de soja.

“A parte que mais interferiu na adequação foi a reforma elétrica”, citou o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei. “Estávamos com problemas nessa estrutura, pois não atendia a necessidade de potência dos equipamentos.  Com a reforma já foi possível colocar mais e novos aparelhos em funcionamento, por exemplo, os fornos. Sem a reforma não teria como colocar esses aparelhos para funcionar”.

Na última terça-feira (27), com o retorno dos trabalhos, voltaram a funcionar as unidades dos restaurantes populares dos jardins Coopagro, Europa e São Francisco e da Vila Boa Esperança. No próximo mês devem voltar a funcionar os restaurantes populares da Vila Paulista, do Panorama II e do Jardim Gisela, contudo, ainda não tem data marcada para o retorno dos atendimentos.

Da Redação

TOLEDO