Coluna do Editor 20/08/2021

1

Visita

CRÉDITO: Janaí Vieira

Há alguns dias recebi a visita de um grande amigo, Dirceu Soligo, de Cascavel. Até pouco tempo ele ocupava o cargo de vice-presidente estadual do Partido Novo no Paraná e se afastou porque, de acordo com a regra do partido, quem é pré-candidato não pode ocupar cargos na direção. Soligo tentará uma vaga a deputado estadual e seu objetivo é ajudar o Novo eleger pela primeira vez um deputado, tanto para a Assembleia Legislativa como para a Câmara Federal.

Política

Na visão do prefeito de Toledo Beto Lunitti, um possível retorno das coligações é um retrocesso. “Eu vou me dedicar a Toledo ter um ou dois representantes na Assembleia Legislativa do Estado e o meu pré-candidato é Ademar Dorfschmidt (a deputado estadual). Para deputado federal, o pré candidato é Sérgio Souza e ao Governo do Estado Ratinho Junior. Senador, ainda não parei para pensar sobre esse assunto”, comentou o prefeito em entrevista ao Jornal do Oeste.

De saída?

Perguntei ao prefeito se ele, diante da saída recente do ex-senador Roberto Requião do MDB, seguiria o mesmo caminho ou permaneceria na legenda. “São novos os momentos que estamos vivendo, no contexto de gestão política. Nós estamos construindo uma relação tranquila com os agentes políticos do Estado do Paraná. Nós estamos unidos do ponto de vista de gestão. Mas, eu permaneço no MDB. Quero fazer o bem pela nossa cidade”, disse Lunitti.

Amadurecimento

Reiterando o apoio ao governador Ratinho Junior numa eventual reeleição, o prefeito de Toledo destacou que isso faz parte do amadurecimento do agente público como pessoa. “Eu tenho essa liberdade de falar, porque gosto da política e faço com paixão. Eu sou um prefeito feliz. Se tem um prefeito feliz neste país sou eu, porque faço as coisas com dedicação”, disse.

Em Toledo

Está prevista para hoje (21) a visita do deputado estadual Requião Filho a Toledo. Ele cumpre agenda na região.

Pedágio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) promove no próximo dia 31, um debate sobre a concessão de rodovias para o pedágio. A live terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Gestão Pública do TCE no YouTube. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Debatedores

O assunto será debatido por Francisco Zardo, advogado e vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (Idasan); e João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A mediação será feita pelo procurador do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) Flávio Berti.

Comissão Especial

O TCE-PR criou uma Comissão Especial para reforçar a fiscalização da fase final dos contratos de concessão das rodovias pedagiadas no Estado. O principal objetivo dessa auditoria é verificar se todas as obras previstas nos contratos originais, aditivos, acordos de leniência e decisões judiciais definitivas, serão efetivamente executadas pelas empresas até o final da vigência da concessão. Além de identificar, comparar e confrontar as obras previstas e executadas, a comissão fará vistorias presenciais para avaliar a execução dessas obras.

Critérios

Também avaliará os critérios de cálculo utilizados pelas concessionárias na aplicação de reajustes das tarifas de pedágio e de degraus tarifários, considerando inconformidades identificadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Outra tarefa da comissão é analisar a execução e os resultados dos contratos de consultoria firmados pelo DER-PR para auxiliar o órgão nesta fase final das concessões.

Sindicância

Foi formada uma Comissão de Sindicância para apurar supostas irregularidades cometidas por servidores públicos municipais no desempenho de suas funções, conforme Ofício nº 034/2021, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Toledo. A Comissão terá o prazo de 60 dias para apresentar o respectivo relatório final.