Coluna do Editor 26/08/2021

1

Resistência

Welder Walmor Ayala, organizador das visitas dos padres a Toledo do movimento de resistência, encaminhou um vídeo que Batista Franco apresentou em seu programa “Papo Franco” na Rádio União de ontem (25). Segundo Welder, o grupo tem procurado viver aquilo que a Igreja verdadeiramente ensina, vivendo os sacramentos da forma tradicional e a Resistência Católica conta com o apoio dos mosteiros da Santa cruz (RJ) e da Nossa Senhora da Fé e do Rosário (BA) para trazer os sacramentos a Toledo. Confirmou que há algum tempo essas missas e sacramentos estão acontecendo.

Nome

Em documento emitido na semana passada, o bispo diocesano dom João Carlos Seneme se refere ao grupo como católicos ultraconservadores. O nome do grupo, segundo o organizador, é Resistência Católica ou apenas Resistência e a ideia de trazer esse tipo de missa a Toledo sem a permissão seria o estado de necessidade no qual a Igreja se encontra.

Desobediência

“Não se trata de desobediência pura e simples, mas sim de buscar a salvação de nossas almas e dos fiéis que vêm até nós”, apontou Welder, citando uma crise de identidade com grave risco para a fé e que os integrantes deste grupo buscam frequentar os sacramentos de modo tradicional. “Não queremos criar uma nova igreja ou criar uma hierarquia paralela, mas sim apenas seguir o catolicismo como ele é na sua essência”, disse o organizador, citando que o grupo reconhece a autoridade do papa Francisco, entretanto, não concorda com o momento pelo qual passa a Igreja Católica.

Sem água

A Sanepar informa que, hoje (26), fará serviço de limpeza dos reservatórios de água tratada nos distritos Novo Sarandi e Vila Nova. Em Novo Sarandi o trabalho será feito das 8 às 9h30 e em Vila Nova, das 10 às 13 horas e pode afetar o abastecimento. A normalização do abastecimento está prevista para depois das 20 horas nas duas localidades.

Responsabilidade

O líder do Governo, vereador Dudu Barbosa (Republicanos), enviou mensagem dizendo estar decepcionado com as notas publicadas nesta Coluna ontem e reiterando que ele não pediu o fechamento do estabelecimento em questão, mas sim, “pedi responsabilidade. Perseguição não somos nós que fazemos”, escreveu ele.

De todos

Respondi que concordava com a parte de cobrar responsabilidade, mas que isso deveria ser de todos e não apenas de um estabelecimento apenas, até porque, como disse ontem e repito hoje, fosse apenas em um local o problema de aglomeração e falta do uso da máscara, certamente Toledo não teria entrado mais uma vez em bandeira vermelha como entrou esta semana. A responsabilidade, nobre líder do Governo, precisa ser de todos!

Festinhas

E o que dizer de quem comparece a festinhas em luxuosas residências, onde aglomeração e falta de máscara são comuns? Aí pode?

Eventos

A criação de um Fundo Estadual para capacitação de mão de obra e a implantação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) em âmbito estadual foram algumas das sugestões feitas durante uma audiência pública da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa, realizada em Curitiba. O encontro reuniu representantes de associações do setor de produção de eventos sociais, corporativos e esportivos, além de políticos e profissionais ligados à área, que falaram das experiências obtidas até agora.

Esporte

A secretária Marli do Esporte (Esportes e Lazer) terá uma semana agitada com tantas competições previstas para Toledo. Ontem (25) começou o Campeonato Paranaense de Basquete Masculino Sub 15 e Sub 17; hoje (26) tem Paranaense de Vôlei Adulto com Toledo x Santa Helena a partir das 19 horas no Ginásio da Unipar; no sábado (28) o Paranaense de Bolão Masculino e mais Paranaense de Vôlei Adulto.

Futebol

Em meio a tudo isso ainda tem rodada da Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete. Ufa!

Quatro Pontes

O prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, esteve recentemente em Curitiba, onde teve encontros com autoridades estaduais com o intuito de saber sobre a liberação de emendas parlamentares para projetos protocolados pelo município há algum tempo. Laufer esteve no gabinete do deputado estadual licenciado e secretário estadual da Administração e da Previdência (Seap), Marcel Micheletto, para expor demandas e solicitar agilidade na autorização de verba do Governo do Estado para realização de recape asfáltico na sede do município. O projeto propõe contemplar trechos das Ruas Gaspar Martins, Pelotas e Cachoeira e da Avenida Santa Maria.

Susto

O empresário Beto Ignácio (Casa da Pistola e das Bombas) levou um susto esta semana ao cair sobre uma barra de ferro. Fez uma cirurgia de emergência e está ainda hospitalizado, mas se recuperando bem.