Prova infantil é a protagonista da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada

42
O corredor Ariel participa do projeto a cinco anos – Foto: Graciela Souza

Correr é uma ação natural para a maioria das crianças e faz parte de muitas brincadeiras. Ela está presente nos esportes e até nas atividades na escola ou em casa. A Associação Correr Toledo alia essa vontade de se movimentar das crianças com a grande quantidade de energia que elas possuem: trata-se da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada. A corrida infantil é a protagonista da prova.

Em parceria com a Itaipu Binacional, a Corrida 24 Horas vai promover um ambiente lúdico e uma proposta que estimula a diversão em vez de competição, pois o objetivo é fazer os pequenos a terem o gosto pelo esporte e brincarem com novos e velhos amigos.

Uma corrida destinada às crianças é uma forma de lazer e estímulo ao esporte. Razzeli Bier Saheli é mãe do Théo, de 4 anos e da Aila, de 7 anos. Ela conta que a família descobriu na atividade física uma nova forma de viver. “O exercício físico mudou a nossa vida e decidimos incentivar o amor ao esporte aos nossos filhos. Correr é cuidar da saúde!”.

Para a pequena Aila, correr é uma experiência muito boa e ela reafirma a importância de praticar exercício físico. Théo enfatiza o seu amor pela corrida e a oportunidade em estar com os amigos. “Nos dias em que eu e minha irmã não treinamos, nós andamos de bicicleta”, conta Théo ao revelar que ele e a sua irmã estão aprendendo a correr pulando corda.

Quem também faz parte desta equipe é a Valentina Rafaela Vigano Comarella, de 7 anos. Ela menciona a importância de correr e estar com os amigos. Sua mãe, a Regiane, diz que a filha ama participar das atividades. “O esporte é fundamental na vida de um adulto e de uma criança”.

A Associação Correr Toledo apoia e incentiva a prática esportiva e os projetos de cunho social. Com o Toleatletismo atende mais de 450 crianças e adolescentes na rede pública e das escolas.

Quem também faz parte desse time é o corredor Ariel da Silva Hoffmann. Hoje ele está com 15 anos, mas sua história no Toleatletismo começou aos dez anos. “Antes de começar o projeto passava horas em frente ao computador. Agora percebo que existem novas formas de diversões e elas são essenciais à saúde. Correr exige responsabilidade. Responsabilidade com a saúde, com os horários dos treinos e com os seus colegas”, relata Hoffmann.

Conforme o atleta, no atletismo, o seu foco é a corrida. “Pretendo começar a correr as provas mais curtas e, de acordo com a minha evolução, ampliar a distância da prova até me tornar um ultramaratonista”, esse é sonho do jovem corredor.

HÁBITOS – A princípio, a Corrida 24 Horas foi idealizada para homenagear o médico Dr. Torao Takada e a sua primeira edição aconteceu em 2013. O que era para ser uma homenagem se tornou uma prova tradicional na cidade. Hoje, participam corredores experientes a iniciantes; crianças a idosos; quem corre ou caminha por 30 minutos até aqueles que fazem toda a prova solo. Para este ano, a expectativa é manter a mesma qualidade da edição anterior.

Segundo a presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, é gratificante observar algo que iniciou com simplicidade e hoje é responsável pela mudança de hábitos entre as pessoas. “Nós amamos correr e sabemos da importância à saúde. Queremos transmitir esse amor e os bons hábitos às pessoas, principalmente, à criança e ao adolescente”.

As atividades do Toleatletismo acontecem em escolas, no Centro Olímpico ou no Parque Ecológico Diva Paim Barth. “No projeto, mostramos que todas as crianças ou os adolescentes são capazes de correr, basta serem persistentes. Alimentação e atividade física são essenciais para a prevenção de doenças”, afirma Rejane ao complementar que o esporte em si e a corrida movimentam uma sociedade. “Movimentam as pessoas para o exercício físico, mas também para ações sociais”.

A PROVA – As provas infantil e adulta da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada, em parceria com a Itaipu Binacional, iniciam no dia 23 de outubro e seguem até às 10 horas do dia 24.

Uma das organizadoras da prova, a professora Sandra Schossler, explica que a Itaipu patrocina a participação das crianças na prova. “Com o recurso financeiro, a Associação consegue proporcionar uma qualidade melhor ao ensino. Além disso, a criança tem a oportunidade de participar de um evento com qualidade”.

Com o atletismo e a corrida, a Associação consegue levar as crianças para eventos e mantém a motivação do público para praticar o exercício físico. “Arremesso de peso, salto em distância, corridas, salto em barreira são alguns dos ensinamentos repassados ao grupo”.

Estima-se que mais de 300 crianças devem participar da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada. A corrida é a base da maioria das brincadeiras infantis. A atividade estimula a concentração e o foco durante a sua prática. Auxilia na manutenção do peso, melhora a resistência e a consciência corporal, além do convívio social. Neste Dia das Crianças que tal dar uma corridinha?

Da Redação

TOLEDO