Coluna do Editor 18/08/2020

0 0

Homenagem

Uma figura que recebeu merecida homenagem póstuma é Claus Fuchs, um entusiasta do esporte em Toledo e um dos pioneiros dos Jogos Abertos do Paraná. De acordo com o Decreto 869/2020, seu nome estará associado ao da piscina pública Arnaldo Bohen no Centro Olímpico Municipal Arnoldo Bohnen, ao lado do Estádio Municipal “14 de Dezembro”, no Jardim Santa Maria.

 

Parquinho

Quem frequenta o Parque Ecológico Diva Paim Barth já percebeu que ambiente está passando por importantes transformações. Um dos cartões-postais de Toledo está recebendo intervenções que vão tornar o espaço ainda mais seguro e agradável para as milhares de pessoas que o utilizam como opção de lazer. Na semana passada, por exemplo, o parque infantil foi retirado. Ele será substituído por um mais moderno a fim de melhor atender às famílias, em especial às crianças. O antigo será instalado em três bairros diferentes.

 

Novo líder

Novo líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado federal paranaense Ricardo Barros (Progressistas) defendeu, em entrevista à rádio Eldorado, a distribuição de cargas no governo para fortalecer a articulação no Congresso. Barros disse ainda que é preciso “enfrentar uma corporação dos servidores públicos” para aprovar a reforma administrativa.

 

Reforço

O paranaense assumiu o lugar do deputado Major Vitor Hugo (PSL/GO), em uma tentativa de Bolsonaro de consolidar a aliança com o Centrão . O cargo de líder do governo na Câmara dos é importante para ser uma ponte entre o Palácio do Planalto e os parlamentares. A nomeação seria ainda uma forma de reforçar a base do governo para barrar eventuais pedidos de impeachment do presidente.

 

Visita

O prefeito Lucio de Marchi recebeu o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar Major José Osmar Novach, “Chefe do Estado Maior do 5º Comando Regional” Tenente Coronel Sérgio Almir Teixeira e o capitão Cajuhy. A reunião tratou sobre a Central de Segurança, que fica ao lado do Centro de Eventos Desireé Refosco, na Grande Pioneiro. No lugar funcionará a 1ª Companhia da Polícia Militar do Paraná, que atualmente está sediada em estrutura anexa ao 19º batalhão da corporação.

 

Quase

A obra construída pelo Município de Toledo encontra-se na fase de acabamento.  A estrutura, que recebe investimentos de recursos municipais na ordem de R$ 420.690,00, possui dois pavimentos, que totalizam quase 400 metros quadrados conta com espaço para atendimento, recepção, sala de comando e banheiro.

 

Mulheres

A coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo, Camila Milazzotto Ricci gravou um vídeo para falar sobre a Lei Maria da Penha, que completou 14 anos no último dia 7. A explanação foi feita a convite da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Toledo e compartilhada nas redes sociais da pasta e também da Prefeitura para celebração da data e do “Agosto Lilás”. A docente é advogada, atua na área de direitos humanos e é uma das idealizadoras do Grupo de Estudos Elza Soares, que reúne acadêmicos e professores para discutir temáticas como a violência contra mulher, direitos das mulheres e dos LGBTQI+, legislação e feminismo.

 

Importância

No vídeo Camila abordou sobre a importância da lei para a proteção das mulheres. “A lei faz duas coisas muito importantes que alteram uma realidade anterior. Primeiro que ela estabelece os tipos de violência e depois autoriza o juiz a decretar medidas protetivas de urgência em favor das mulheres que estão em eminencia de sofrer ou que já estão sofrendo situações de violação”, explica.

 

Tipos

A professora também abordou sobre os tipos de violência descritas na lei e suas principais características. “Temos a violência moral onde o violador acusa de traição, critica o corpo ou a maneira como a companheira está vestida. Na violência sexual o abusador estupra a vítima, obriga a mulher a praticar relação sexual ou ato libidinoso entre outros. Além destas existe também a violência patrimonial que vai desde o controle do dinheiro que a mulher ganha até a destruição de bens da companheira. A violência psicológica que vem com ameaças, perseguição e manipulação e a mais comum que é a violência física”, elenca.

Deixe um comentário