Coluna do Editor 25/08/2020

0 0

Fake News

O Partido Social Democrático e Ney Leprevost, pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, conseguiram na justiça, em decisão definitiva, a anulação do teor de uma nota classificada como Fake News. Com isso, conquistaram na justiça eleitoral paranaense a primeira decisão judicial, relacionada ao pleito eleitoral municipal de 2020, com a condenação do colunista Ruy Barrozo, responsável pelo quadro “Sociedade” no jornal “Diário Indústria e Comércio”, pela disseminação da notícia falsa. O colunista foi notificado a retirar de sua página o conteúdo publicado no dia 3 de agosto de 2020 e foi multado em R$ 5 mil, por infração ao art. 36-A, §3º, da Lei nº 9.504/97.

 

Não desistiu

A defesa, realizada pelo GSG Advocacia, buscou resguardar a condição do pré-candidato, que não foi consultado sobre o assunto, alegando que ao publicar a fake news, o jornal levaria os leitores a uma avaliação errônea por informar que Ney Leprevost teria desistido da candidatura à Prefeitura de Curitiba, para apoiar outro candidato. O texto veiculado informava que “o atual deputado federal Ney Leprevost “desistiu” de concorrer à Prefeitura Municipal nas próximas eleições para apoiar a reeleição do atual prefeito – Rafael Greca. Anotem para conferir”, situação contestada pela assessoria jurídica de Leprevost, elencando argumentos e riscos ao processo eleitoral que se aproxima. A sentença é do juiz eleitoral Rodrigo Domingos Peluso Junior.

 

Planejamento

Mesmo com as incertezas relacionadas a pandemia da Covid-19, Toledo começa a planejar uma eventual retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de forma segura. Para que este retorno tenha o máximo de segurança, um amplo planejamento está sendo elaborado pela Secretaria Municipal da Educação, e parte fundamental deste processo será ouvir os pais e responsáveis pelos mais de 14 mil estudantes matriculados em 36 escolas e 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis).

 

Questionário

De acordo com a secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, um link com acesso a um questionário será encaminhado pelo mesmo grupo de WhatsApp em que os professores enviam as atividades para os alunos. “É importante destacar que os pais e responsáveis devem responder um questionário para cada filho matriculado. As famílias que tiverem dificuldade em acessar o link, podem procurar a equipe pedagógica da escola onde a criança está matriculada para sanar possíveis dúvidas acerca do preenchimento do questionário”, observa.

 

Desafios

Edna destaca que a pandemia trouxe desafios nunca antes enfrentados pela área da educação, e reitera a importância de ouvir os pais neste momento. “Destacamos que esta pesquisa não indica que as atividades presenciais já retornarão na rede municipal de ensino, e reforçamos a importância da participação dos pais, pois a opinião deles é extremamente relevante para o planejamento das ações da Secretaria da Educação”, salienta.

 

Tudo bem

O prefeito licenciado de Assis Chateaubriand, João Pegoraro, se submeteu a uma cirurgia corretiva na coluna vertebral, no Hospital Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná), de Umuarama. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Danilo Magnani Bernardi e pelo cardiologista Rodolfo de Faria Carvalho. “Logo estarei de volta para continuarmos o grande trabalho que estamos fazendo junto com nossa equipe. E vamos que vamos!” comentou o prefeito em suas redes sociais.

 

Getúlio Vargas

O getulista de coração e alma, o eterno vereador de Toledo Wilmo Barcellos Marcondes, deixou uma cópia da Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas, cuja morte completou 66 anos de sua morte, em 24 de agosto.

 

Mudou algo?

“Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia, não abateram meu ânimo. Eu vos dei minha vida. Agora ofereço a minha morte, nada receio. Serenamente dou o primeiro passo ao caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”, traz o último parágrafo da carta de 24 de agosto de 1954. Mudou algo de lá para cá?

Deixe um comentário