Coluna do Editor 11/09/2020

0 2

Moral de cuecas!!!

Literalmente há algumas lideranças em Toledo que andam mostrando ter a moral de cuecas e, pelo menos a foto que olhei, pareciam não ser da marca do vereador que apoia a dupla dinâmica, a qual há tempos dá as cartas numa região da cidade cujo nome remete a um estado norte-americano.

 

Curral

A dupla tem usado – e pelo jeito abusado – da Associação de Moradores deste local, ainda mais depois da conquista do mais alto lugar no pódio quando se trata da união das associações de moradores. Tanto assim que semana após semana o churrasco tem rolado solto, com direito até a fotos ousadas.

 

Alto escalão

No último encontro, até mesmo gente do alto escalão dos cargos de confiança do Governo do Estado apareceu para comer uma carninha. Um deles ligado ao setor de atuação da dupla dinâmica, ou seja, trânsito!

 

Pandemia

Pior é ter de ouvir, num dos vídeos que olhei, a narração que a pandemia em Toledo estava sob controle e que ali todos estavam seguindo as regras. Olhando as imagens é fácil compreender porque os números de Covid-19 em Toledo não param de subir, afinal, se nem mesmo lideranças comunitárias ou ocupantes de importantes cargos do Governo do Estado dão o exemplo…

 

‘Pode Isso Arnaldo?’

Bom, se ficar amontoado, sem máscara, comendo carne, bebendo cerveja e tirando foto de cueca é seguir as regras, então não sei mais o que não é segui-las. Mais uma da série ‘Pode Isso Arnaldo?’.

 

Convenções

Vamos a um pequeno resumo das convenções partidárias em Toledo que, de certa forma, darão a largada à corrida eleitoral nos próximos dias. Nesta sexta-feira (11), o PSB realiza a sua na Câmara de Vereadores a partir das 19 horas. No sábado (12), vez do PTC, às 9 horas.

 

Terça agitada

A maior movimentação, entretanto, será mesmo na próxima terça-feira (15), quando Progressistas (Olinda Hotel & Eventos – 19 horas), Avante (Barão do Rio Branco, 1934 – 18 horas), Democratas (Santos Dumiont, 1.595 – 19h30), Republicanos (Ministro Cirne Lima, 2.071 – 19:30), Podemos (Ministro Cirne Lima, 1.454 – 19 horas) e PSD (Clube Mexa-se – 19 horas) farão suas respectivas convenções.

 

Último dia

Já o PT escolheu fazer sua convenção no último dia possível, na quarta-feira (16), com encontro marcado para o Sindicato dos Metalúrgicos, a partir das 19 horas.

 

Opções

Em conversa com algumas pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores, hoje são duas as opções: a primeira é lançar o ex-deputado estadual Elton Welter como candidato a prefeito; a segunda é apoiar a candidatura de Cláudia Mallmann (PSOL). A decisão será tomada apenas na próxima semana.

 

Nomes

Vou aqui fazer um exercício de adivinhação em relação aos possíveis nomes dos candidatos ao Executivo neste ano maluco de 2020. Lucio de Marchi (PP), Beto Lunitti (MDB), Tita Furlan (Podemos), Simone Sponholz (PTC) e Cláudia Mallmann.

 

Vices

Você pode estar se perguntando: e os vices? Bom, vamos para a adivinhação mais uma vez. Seguindo a ordem da nota anterior. Marcos Zanetti, Ademar Dorfschmidt e Walmor Lodi. Os demais prefiro não arriscar.

 

Semana longa

De qualquer forma a semana promete ser longa e recheada de surpresas, com as famosas idas e vindas tão tradicionais da política. E aí não apenas de Toledo…

 

Reeleição

O Senado recebeu o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2020, que permite a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado dentro da mesma legislatura, ou seja, os quatro anos que separam uma eleição estadual de outra. Atualmente, a Constituição não permite a recondução dos membros das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. As eleições das Mesas Diretoras acontecem a cada dois anos.

 

PEC

A PEC, de autoria da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), permite a recondução por um período subsequente. Para apresentação de uma PEC no Senado, são necessárias 27 assinaturas. A PEC 33 conseguiu 30, incluindo nomes ligados ao governo, como o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e de parlamentares ligados ao centrão.

Deixe um comentário